Notícias

Voltar para Notícias

7ª Edição da Expocatadores inicia em Belo Horizonte

Cerca de 970 pessoas participaram do primeiro dia do evento em BH.

A manhã desta segunda-feira foi marcada pela abertura do maior evento voltado aos catadores de materiais recicláveis do país – a Expocatadores 2016. Realizado pela primeira vez na cidade de Belo Horizonte (MG) como parte das comemorações dos 15 anos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a cerimônia de abertura contou com a presença de representantes do Movimento, parceiros, apoiadores e autoridades.

Durante a abertura, que contou com cerca de 970 pessoas, aconteceu a assinatura do termo de cooperação técnico, cujo objetivo é reafirmar o compromisso que se refere à inserção dos catadores nos programas de coleta seletiva municipais e nas propostas de logística reversa, visando dar cumprimento ao prazo legal estabelecido para o fechamento dos lixões. “Em nome do governo de Minas, reafirmo o nosso compromisso com esta causa, a qual já temos lutados juntos”, destaca Rosilene Cristina Rocha, secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais.

O subsecretário de Trabalho e Emprego, Antônio Lambertucci, esteve entre os participantes da abertura. “ A organização popular será o combate para a gente não perder direitos daqui por diante”, destacou. Também participante da mesa, o gerente de assessoramento técnico da Fundação Banco do Brasil, Geovane Martins, deu boas-vindas a todos os catadores e catadoras em clima festivo. “Estamos juntos com vocês desde o início como apoiadores desta causa, é de muita responsabilidade estar à frente de quem realmente faz, vocês estão incentivando uma vida melhor para este Planeta. Somente a luta e união nos faz caminhar rumo aos nossos direitos”, completou.

Dentre os participantes da cerimônia de abertura, estiveram presentes o representante da coordenação do MNCR, Luiz Henrique da Silva; o diretor do INSEA – Luciano Marcos da Silva; diretora executiva do Centro Mineiro de Referência em Resíduos/CMRR, Jacqueline Rutkowski; deputado, André Quintão Silva; Dr. Rodrigo de Melo Teixeira Presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente, Ezequiel Roberto Estay, da Rede Latinoamericana de Recicladores; Christine Masson, da Embaixada da França em Belo Horizonte; Claudio Santos Cerqueira, da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais; André Vilhena, diretor do Cempre.

O evento é um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.Somando-se o público de todas as edições já realizadas, o evento já contou com a participação de mais de 20 mil pessoas, entre catadores, palestrantes, expositores e visitantes, vindos de todo o território brasileiro, América Latina, Caribe, Índia, Ásia e África.A Expocatadores acontece até o dia 30 de novembro, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos Sólidos – rua Belém, 40, bairro Vera Cruz.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias