Notícias

Voltar para Notícias

ANCAT firma parceria para capacitação de catadores em Suzano – SP

Capacitar e aperfeiçoar profissionais para a atividade de triagem e preparação de materiais recicláveis. Essa é uma das missões da Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT) e também é o objetivo da parceria firmada entre a Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a Secretaria Municipal de Meio e Ambiente de Suzano – SP. O curso de formação, que terá 15 dias de duração e também contará com o apoio do Instituto Rede Cata Sampa, contará com 30 alunos.

O encontro de apresentação do curso, realizado nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, ocorreu na nova central de Triagem de Resíduos Sólidos de Suzano, no bairro Miguel Badra. No evento estiveram presentes o catador e presidente da ANCAT, Roberto Rocha; o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, juntamente com a diretora da pasta, Solange Wuodo; o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Eduardo Ferreira de Paula; a secretária do Instituto Rede Cata Sampa, Leiliane de Santana Rocha e o vereador Marcos Antônio dos Santos.

Após a formação, os catadores selecionados irão trabalhar na nova central de triagem, além de auxiliar os profissionais da Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence), que já atua no município. A proposta da parceria é que haja uma ação de desenvolvimento contínuo por parte dos trabalhadores das duas centrais de reciclagem.

Além da coordenação do curso, a ANCAT também será responsável pelo processo de seleção dos 30 catadores. Além da parte técnica, outros temas serão abordados nas aulas, como a história da profissão e gestão financeira e administrativa do trabalho. Membro da equipe técnica da ANCAT, o coordenador do curso, Ary Moraes, também irá contar com o suporte do Instituto Rede Cata Sampa para a preparação das aulas.

A ANCAT, juntamente com os catadores que participarão do curso e em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, irão contribuir para a elaboração de um programa de coleta seletiva solidária, para reforçar a recuperação de materiais recicláveis em Suzano.A nova central de triagem terá a capacidade para processar 50 toneladas por turno de trabalho, podendo chegar a 2 mil toneladas de materiais recicláveis recuperados por mês.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias