Notícias

Voltar para Notícias

ANCAT participa de encontro de catadores de 22 municípios de SP e DF

Direto de Sertãozinho-SP, a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) participou do 9º Encontro Regional da Coleta Seletiva, que reuniu catadores de 22 municípios do Estado de São Paulo e do Distrito Federal, no último dia 23.

Temas como a tributação de Pis e Cofins para as cooperativas, os catadores na formulação de consórcios públicos e as novas legislações que regulam a logística reversa, estiveram em discussão no evento, que ocorreu na Câmara Municipal da cidade paulista.

Catador e presidente da ANCAT, Roberto Rocha, participou do painel sobre a logística reversa e a importância dos programas estruturantes para as cooperativas. Ele destacou o papel da associação na articulação e gerenciamento destes projetos, ao citar o Reciclar pelo Brasil, plataforma que está em todas as regiões do Brasil e que atualmente acompanha 240 cooperativas e associações.

“O objetivo da ANCAT, como uma entidade que gerencia plataformas estruturantes, é capacitar os catadores e cooperativas para se colocarem como protagonistas na cadeia da reciclagem. Com nosso maior programa, o Reciclar pelo Brasil, contribuímos para o progresso técnico e financeiro de muitos profissionais”, afirmou Rocha.

Também em Sertãozinho, Edy Merendino, secretário executivo do Reciclar pelo Brasil, ressaltou a relevância do evento.

“O Reciclar pelo Brasil acredita que as cooperativas e catadores são realmente os motores da logística reversa e vamos continuar trabalhando, junto com eles para avançarmos e cumprirmos com os objetivos da política nacional”, afirmou.

No encerramento do evento, realizado após três anos, devido à pandemia de covid-19, foram alinhados novos encontros da categoria em diferentes regiões do país. O ampliar a discussão sobre o atual momento do setor e definir novas propostas para a participação mais efetiva dos catadores no setor da logística reversa.

Para assistir aos debates promovidos no encontro em Sertãozinho, acesse aqui.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias