Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis apresenta novo projeto de apoio às cooperativas e associações de todo o país

Home NotíciasAssociação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis apresenta novo projeto de apoio às cooperativas e associações de todo o país
UNICICLAR RS

Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis apresenta novo projeto de apoio às cooperativas e associações de todo o país

Comments off

Serão beneficiadas 259 cooperativas do Brasil, sendo 50 da capital de São Paulo e Interior

No final do mês de julho, representantes da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT se reuniram na sede do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, em São Paulo, com o objetivo de definir o planejamento estratégico dos Técnicos e Mobilizadores que atuarão em 50 cooperativas e associações de reciclagem da capital e do interior.

Segundo Viviane Pisano, coordenadora do projeto em São Paulo, o primeiro passo será a realização de um diagnóstico a partir das necessidades emergenciais de cada cooperativa e associação. “Dentre as ações previstas estão à regularização jurídica e contábil,  gestão administrativa e financeira, gestão operacional, vitalidade associativa, gestão de pessoas, relacionamento externo e parcerias”, destaca.

Assim como os catadores de materiais recicláveis, o projeto beneficiará os municípios e o meio ambiente, pois uma vez que as cooperativas aumentam suas condições de produtividade, uma maior parcela da população é atendida, com isso é possível destinar os materiais recicláveis para o local adequado, contribuindo para o aumento de vida útil dos aterros sanitários, diminuição da poluição, economia de energia e economia de água.

Após a estruturação das cooperativas e associações, os técnicos da ANCAT acompanharão o dia a dia e darão o suporte necessário a cada uma delas. A iniciativa conta com a parceria da Coalizão de Empresas do Setor de Embalagens.

A ANCAT atua há 17 anos, identificando oportunidades de mercado que permitam os catadores de materiais recicláveis avançarem na cadeia produtiva da qual fazem parte, aproveitando-se para isso da ampla base de cooperativas que compõem o MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e construindo arranjos de negócios, além de promover a articulação social que tem sido o motor principal dos avanços dos catadores de materiais recicláveis do Brasil.

 

  • Gilmar Espinola

    Fico muito feliz com essa preocupação pois, SEM, a Gestão Administrativa e a Contabilidade é quase impossível se obter sucesso. Eu sou Gilmar Espinola moro na cidade de São Bento do Una PE, ajudei a fundar a COORES – Cooperativa de Reciclagem de São Bento do Una, e está em processo de fundação a COOPCASA – Cooperativa dos Catadores de Sanharó PE, faço faculdade de Bacharelado de Administração, é o que me dá a certeza do que acabei de ler. Tenho estado em contato com o MNCR daqui em Pernambuco através do meu amigo Cardoso, espero que através dos conhecimentos que irei adquirir e com as experiencias de Cardoso possa contribuir com o que diz esta matéria.

    • ANCAT Post author

      Olá, Gilmar. Parabéns pela iniciativa, a sua atuação é de suma importância para o fortalecimento da nossa categoria no país. Unidos, fazemos a diferença. um grande abraço.