Associações de Coleta Seletiva de Vitória se reunirão em Ato contra a Incineração de Resíduos

Home NotíciasAssociações de Coleta Seletiva de Vitória se reunirão em Ato contra a Incineração de Resíduos
WhatsApp Image 2017-07-26 at 16.32.55(1)

Associações de Coleta Seletiva de Vitória se reunirão em Ato contra a Incineração de Resíduos

Comments off

Dentre as reivindicações está a suspensão da licença das empresas para o manejo do resíduo reciclável.

No dia 27 de julho (quinta-feira), acontecerá em Vitória, capital do Espírito Santo, o Ato em Defesa do Meio Ambiente Contra a Incineração, uma iniciativa das Associações de Vitória com o apoio do Comitê Estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR e da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT. A concentração inicial será em frente ao Parque Municipal Gruta da Onça as 10 horas da manhã e a previsão é de aproximadamente 200 participantes.

A incineração é a queima do lixo em fornos e usinas específicas. O objetivo da incineração é reduzir o volume de resíduos nos aterros sanitários. Porém, além de poluir o meio ambiente com a fumaça solta no ar pela carbonização, são diminuídos os volumes de fardos para a reciclagem, o que prejudica diretamente o trabalho e rendimento dos catadores e funcionários das Associações de Coleta Seletiva.

O objetivo principal do Ato é reivindicar a suspensão das licenças ambientais concedidas a empresas para manejo do resíduo reciclável doméstico e o fortalecimento da coleta seletiva nos Municípios. Outros pedidos são a adequação dos galpões de triagem das Associações em termos de infraestrutura adequada, aquisição de equipamentos para fortalecimento da gestão das Associações de Coleta Seletiva de Vitória e contratação dos catadores por prestação de serviços.