Notícias

Voltar para Notícias

Catadores de Vitória farão Ato contra a Incineração de Resíduos

 

Dentre as reivindicações está a suspensão da licença das empresas para o manejo do resíduo reciclável.

No dia 27 de julho (quinta-feira), acontecerá em Vitória, capital do Espírito Santo, o ato em Defesa do Meio Ambiente Contra a Incineração, uma iniciativa das Associações de Vitória com o apoio do Comitê Estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). A concentração inicial será em frente ao Parque Municipal Gruta da Onça as 10 horas da manhã e a previsão é de aproximadamente 200 participantes.

A incineração é a queima do lixo em fornos e usinas específicas. O objetivo da incineração é reduzir o volume de resíduos nos aterros sanitários. Porém, além de poluir o meio ambiente com a fumaça solta no ar pela carbonização, são diminuídos os volumes de fardos para a reciclagem, o que prejudica diretamente o trabalho e rendimento dos catadores e funcionários das associações de coleta seletiva.

O objetivo principal do ato é reivindicar a suspensão das licenças ambientais concedidas a empresas para manejo do resíduo reciclável doméstico e o fortalecimento da coleta seletiva nos Municípios. Outros pedidos são a adequação dos galpões de triagem das associações em termos de infraestrutura adequada, aquisição de equipamentos para fortalecimento da gestão das associações de coleta seletiva de Vitória e contratação dos catadores por prestação de serviços.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias