Notícias

Voltar para Notícias

Cooperativa de Guararema é beneficiada com um caminhão pelo projeto Reviravolta

A Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem Guararecicla, localizada na cidade de Guararema, recebeu neste 30/11 um caminhão do projeto Reviravolta para a realização da coleta seletiva eficiente na cidade. A solenidade de entrega foi realizada na Praça Lydia Custódio Dominguez, no centro da cidade, e contou com a presença dos cooperados e, do presidente da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Roberto Rocha, da Rede Cata Sampa, das Secretarias do Verde e Meio Ambiente de Guararema e de Mogi das Cruzes e do Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê.

Durante o evento, os integrantes da cooperativa agradeceram pelo recebimento do caminhão. “O veículo era uma grande necessidade para nós, pois fazíamos o trabalho de coleta seletiva com um carro precário e sem documentação, agora teremos condições de ampliar o nosso trabalho e proporcionar um novo momento para a cidade”, destacou o presidente da Guararecicla, Edson Bombacini.

O diretor da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Guararema, Ricardo Moscatelli, que também representa o Condemat, revelou que esta era uma demanda antiga na cidade. “A população já queria há muito tempo a ampliação da coleta seletiva, é um sonho que está sendo realizado, graças ao projeto Reviravolta e todos os parceiros envolvidos”, disse.

A cidade de Guararema integra o Programa Cidades Sustentáveis, formado por uma rede municipal de cidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável e conta com um banco de dados de exemplos de ações bem sucedidas. ”Faço votos que este novo momento contribua para uma cidade ainda mais linda e conservada, avançando na Política Nacional de Resíduos Sólidos, proporcionando dignidade e renda, ou seja, um crescimento amplo”, afirmou o diretor da Secretaria do Verde e Meio ambiente de Mogi das Cruzes, André Miragaia.

Roberto Rocha frisou a importância de manter a essência da categoria dos catadores. “Este é um momento oportuno de sinergia com o momento simbólico do Natal, que representa união. A ideia é proporcionar um crescimento da cooperativa e dos catadores que não integram a Guararecicla, agregando esses trabalhadores no dia a dia, firmando parcerias com eles para que seja realizado um trabalho conjunto, onde todos possam crescer e ter oportunidades”, afirmou, ao destacar que esta nova fase da coleta seletiva em Guararema poderá “transformar o município em modelo para a cidade de São Paulo.” Segundo Rocha, os principais objetivos são a preservação ambiental, a conscientização da população e a redução de resíduos sólidos no aterro sanitário.

Além do caminhão, a cooperativa contará com assessorias técnica, jurídica e contábil, oferecidas pela ANCAT. A cidade de Guararema é reconhecida pelos projetos de conscientização, dentre eles o “Guararema Cidade Natal”, quando milhares de garrafas PET são usadas para decorar e iluminar os pontos turísticos, envolvendo diversos segmentos da comunidade, transformando a decoração num sonho coletivo.

“Essa preocupação com o meio ambiente fortalece as ações de educação ambiental e o vínculo da cidade no ponto vista da melhoria da ampliação da coleta seletiva, sendo estes também os objetivos do Condemat, que prevê o desenvolvimento de projetos sustentáveis nas 11 cidades do Alto Tietê”, destacou Rocha.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias