Cooperativa de Guararema é beneficiada com um caminhão para a realização da coleta seletiva eficiente

Home NotíciasCooperativa de Guararema é beneficiada com um caminhão para a realização da coleta seletiva eficiente
b60fb837-ed6b-46ed-8912-f506518ebccf

Cooperativa de Guararema é beneficiada com um caminhão para a realização da coleta seletiva eficiente

Comments off

Ação integra uma das principais metas do projeto Reviravolta, que pretende fortalecer as organizações de catadores para que elas participem da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

 A cooperativa Guararecicla, localizada na cidade de Guararema, recebeu hoje (30/11) um caminhão do projeto Reviravolta para a realização da coleta seletiva eficiente na cidade. A solenidade de entrega foi realizada na Praça Lydia Custódio Dominguez, Centro, e contou com a presença dos cooperados e representantes da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT, Rede Cata Sampa, Secretarias Do Verde e Meio Ambiente de Guararema e Mogi das Cruzes, e Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê.

Durante o evento, os integrantes da cooperativa agradeceram pela nova fase proporcionada a eles e a cidade de Guararema. “O veículo era uma grande necessidade para nós, pois fazíamos o trabalho de coleta seletiva com um carro precário e sem documentação, agora teremos condições de ampliar o nosso trabalho e proporcionar um novo momento para a cidade”, destacou o presidente da Guararecicla, Edson Bombacini.

O diretor da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Guararema, Ricardo Moscatelli, que também representa o Condemat, revelou que esta era uma demanda antiga na cidade. “A população já queria há muito tempo a ampliação da coleta seletiva, é um sonho que está sendo realizado, graças ao projeto Reviravolta e todos os parceiros envolvidos”, disse.

A cidade de Guararema integra o Programa Cidades Sustentáveis, formado por uma rede municipal de cidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável e conta com um banco de dados de exemplos de ações bem sucedidas. ”Faço votos que este novo momento contribua para uma cidade ainda mais linda e conservada, avançando na Política Nacional de Resíduos Sólidos, proporcionando dignidade e renda, ou seja, um crescimento amplo”, afirmou o diretor da Secretaria do Verde e Meio ambiente de Mogi das Cruzes, André Miragaia.

Roberto Rocha, presidente da Ancat, frisou sobre a importância de manter a essência da categoria dos catadores. “Este é um momento oportuno de sinergia com o momento simbólico do Natal, que representa união. A ideia é proporcionar um crescimento da cooperativa e dos catadores que não integram a Guararecicla, agregando esses trabalhadores no dia a dia, firmando parcerias com eles para que seja realizado um trabalho conjunto, onde todos possam crescer e ter oportunidades”, afirmou ao destacar que esta nova fase da coleta seletiva na cidade agrega um grande componente para Guararema ser o município verde azul modelo para a cidade de São Paulo”, disse ao completar que os principais objetivos são a preservação ambiental, a conscientização da população e a redução de resíduos sólidos no aterro sanitário.

Além do caminhão, a cooperativa contará com assessorias técnica, jurídica e contábil, oferecidas pela Ancat.

A cidade de Guararema é reconhecida pelos projetos de conscientização, dentre eles o “Guararema Cidade Natal”, onde milhares de garrafas PET decoram e iluminam os pontos turísticos, envolvendo diversos segmentos da comunidade, transformando a decoração num sonho coletivo. “Essa preocupação com o meio ambiente fortalece as ações de educação ambiental e o vínculo da cidade no ponto vista da melhoria da ampliação da coleta seletiva, sendo estes também os objetivos do Condemat, que prevê o desenvolvimento de projetos sustentáveis nas 11 cidades do Alto Tietê”, destacou Roberto.