Cooperativa de Guararema recebe caminhão nesta semana para ampliar a coleta seletiva na cidade

Home NotíciasCooperativa de Guararema recebe caminhão nesta semana para ampliar a coleta seletiva na cidade
coleta seletiva_guararema 1

Cooperativa de Guararema recebe caminhão nesta semana para ampliar a coleta seletiva na cidade

Comments off

 

Nesta quinta-feira (30/11), a Cooperativa Guararecicla, localizada na cidade de Guararema, receberá um caminhão do projeto Reviravolta para a realização da coleta seletiva na cidade. A iniciativa é da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT com o patrocínio da Coalizão de Empresas do Setor de Embalagens, em parceria com a Rede Cata Sampa e o Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê.

Segundo o representante da Ancat, Roberto Rocha, o objetivo é agregar, fortalecer e oferecer condições dignas de trabalho aos catadores e catadoras de todo o país. “Já estivemos presentes em algumas cidades e agora chegou à vez de Guararema. O caminhão será fundamental no dia a dia do trabalho, para a realização da coleta seletiva mais eficiente”, afirma.

A cidade de Guararema integra o Programa Cidades Sustentáveis, formado por uma rede municipal de cidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável e conta com um banco de dados de exemplos de ações bem sucedidas. Além disso, o município é reconhecido pelos projetos de conscientização, dentre eles o “Guararema Cidade Natal”, onde milhares de garrafas PET decoram e iluminam os pontos turísticos, envolvendo diversos segmentos da comunidade, transformando a decoração num sonho coletivo. “Essa preocupação com o meio ambiente fortalece as ações de educação ambiental e o vínculo da cidade no ponto vista da melhoria da ampliação da coleta seletiva, sendo estes também os objetivos do Condemat, que prevê o desenvolvimento de projetos sustentáveis nas 11 cidades do Alto Tietê”, destaca Roberto.

A ação também será marcada pela garantia da continuidade da atuação dos catadores e catadoras na cidade de Guararema. “A ação integra uma das principais metas do projeto Reviravolta, que pretende fortalecer as organizações de catadores para que elas participem da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, completa o representante da Ancat.

Projeto Reviravolta

Iniciativa da Ancat – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais reciclados em parceria com a Coalizão de Empresas do Setor de Embalagens, o projeto que tem como finalidade avançar na construção de estratégias de inserção dos catadores nas oportunidades geradas pela política nacional de resíduos sólidos, seja na sua dimensão relacionada aos serviços públicos de coleta, que dá preferência as organizações dos catadores para realização da coleta seletiva, seja naquilo que estabelece enquanto obrigação do setor privado, mais especificamente nas possibilidades abertas pela logística reversa.

Serviço:

Solenidade de Entrega – Guararema (SP)

Data: 30/11/2017

Horário: 10h

Endereço: Praça Lydia Custódio Dominguez, Centro