Notícias

Voltar para Notícias

Cooperativas do Recife recebem equipamentos para a coleta seletiva

Equipamentos foram entregues pelo projeto Reviravolta

Na segunda-feira (19/06), foi realizada em Recife-PE, a solenidade de entrega de equipamentos para organizações de catadores de Materiais Recicláveis. Participaram do evento a Cooperativa Mista de Serviço do Cabo de Santo Agostinho (COOMSERC), a Cooperativa de Trabalho de Catadores de resíduos Recicláveis (COOPAGRES),  a PRO-RECIFE e a VERDE É NOSSA VIDA. Foram entregues prensas, balanças, elevadores de carga, computadores, entre outros equipamentos.

A iniciativa é do projeto Reviravolta, uma parceria entre a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a Coalizão de Empresas do Setor de Embalagens, cujo objetivo é apoiar a estruturação das organizações de catadores para fomentar a sua inserção no sistema de logística reversa.

Para José Cardoso, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o investimento nas cooperativas e associações é fundamental para a capacitação da categoria. “Temos a capacidade e responsabilidade de trabalhar direto com as empresas do país sem a interferência de terceiros, isso mostra nosso crescimento, seja no campo sócio-ambiental, administrativo ou operacional, sempre aprendendo com as dificuldades e inovando em uma economia tão complexa como a do nosso país”, afirma Cardoso.

Segundo o presidente da ANCAT e membro da Coordenação Nacional do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Roberto Rocha, os equipamentos vieram para agregar, fortalecer e oferecer dignidade aos catadores e catadoras que estão trabalhando em situação de rua, lixões e organizados em cooperativas ou associações da região nordeste.

“Já estivemos presentes em algumas cidades e hoje chegou a vez de Recife. Esses equipamentos serão fundamentais às cooperativas, no dia a dia do trabalho, para a realização da coleta seletiva mais eficiente”, afirmou, ressaltando que o momento marca a segunda fase do projeto, que prevê o investimento direto em 40 organizações de catadores, distribuídas por doze estados.

Estiveram presentes na solenidade de entrega dos equipamentos, Joana Aureliano, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo de Pernambuco; Ana Gama, da Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco; Adson Ferreira, assessor da Secretaria de Meio Ambiente de Cabo de Santo Agostinho, representantes da ANCAT, do MNCR e os associados das cooperativas beneficiadas.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias