Cooperativas de Catadores do Recife (PE) recebem equipamentos que contribuirão para a coleta seletiva na cidade

Home NotíciasCooperativas de Catadores do Recife (PE) recebem equipamentos que contribuirão para a coleta seletiva na cidade
DCIM100MEDIADJI_0051.JPG

Cooperativas de Catadores do Recife (PE) recebem equipamentos que contribuirão para a coleta seletiva na cidade

No Comments

Na segunda-feira (19/06), foi realizada em Recife, a Solenidade de entrega de equipamentos para as cooperativas de catadores de Materiais Recicláveis COOMSERC, COOPAGRES, PRO-RECIFE e VERDE É NOSSA VIDA. Foram entregues prensas, balanças, elevadores de carga, computadores, entre outros equipamentos.

A iniciativa é do projeto Reviravolta, uma parceria entre a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT e a Coalizão de Empresas do Setor de Embalagens, cujo objetivo é apoiar a estruturação das organizações de catadores para fomentar a sua inserção no sistema de logística reversa.

Para José Cardoso, representante do MNCR- Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, o investimento nas cooperativas e associações é fundamental para a capacitação da categoria. “Temos a capacidade e responsabilidade de trabalhar direto com as empresas do país sem a interferência de terceiros, isso mostra nosso crescimento, seja no campo sócio-ambiental, administrativo ou operacional, sempre aprendendo com as dificuldades e inovando em uma economia tão complexa como a do nosso país”, afirma Cardoso.

Segundo o presidente da ANCAT e membro da Coordenação Nacional do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Roberto Laureano da Rocha, os equipamentos vieram para agregar, fortalecer e oferecer dignidade aos catadores e catadoras que estão trabalhando em situação de rua, lixões e organizados em cooperativas ou associações da região nordeste. “Já estivemos presentes em algumas cidades e hoje chegou a vez de Recife. Esses equipamentos serão fundamentais às cooperativas, no dia a dia do trabalho, para a realização da coleta seletiva mais eficiente”, ressalta ao completar que o momento marca a segunda fase do projeto, que prevê o investimento direto em 40 organizações de catadores, distribuídas por doze estados.

Estiveram presentes na solenidade de entrega dos equipamentos, Joana Aureliano, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo de Pernambuco; Ana Gama, da Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco; Adson Ferreira, assessor da Secretaria de Meio Ambiente de Cabo de Santo Agostinho, representantes da ANCAT, do MNCR e os associados das cooperativas beneficiadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *