Notícias

Voltar para Notícias

Expocatadores reúne catadores e convidados especiais em Plenária de Encerramento

Por Fernanda Borba

A Plenária de encerramento da Expocatadores 2017 aconteceu hoje, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães CCUG, em Brasília, e contou com a presença da Comissão Nacional do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis-MNCR e equipe da articulação nacional do MNCR. O momento foi marcado pela homenagem dos catadores feita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que compareceu ao evento acompanhado do seu ex-chefe de gabinete, Gilberto Carvalho e da Senadora Gleisi Hoffmann.

O evento iniciou com a leitura da segunda carta de Brasília, cujo objetivo é reafirmar os princípios e objetivos do MNCR. “Se olharmos a primeira carta de Brasília, escrita em 2001, temos a certeza do quanto avançamos. Este novo momento valida a nossa reconstrução contínua e, para isto, estamos criando critérios nacionais, tais como o credenciamento do MNCR para todos os catadores e catadoras”, ressaltou Carlos Alencastro Cavalcanti, representante do Movimento no Estado do Paraná.

“Precisamos que vocês reafirmem esse compromisso de fortalecer a nossa instância de base”, destacou Alex Cardoso, articulador do MNCR.

O último dia da Expocatadores foi marcado pela entrega do Selo Amigo do Catador ao ex-presidente Lula e Gilberto Carvalho. “Agradeço pela oportunidade de estar mais um ano neste evento e tenho muito orgulho de ver a evolução de vocês em comparação ao ano de 2003, época em que nos reuníamos embaixo de um viaduto em São Paulo. Muitas foram as conquistas e hoje vocês podem andar de cabeça erguida pelas ruas do Brasil. Hoje temos catadores cursando universidade, esta era uma das promessas do meu governo e foi concretizada. Também tenho orgulho de ter sido o primeiro presidente a permitir que vocês entrassem no Palácio do Planalto”, afirmou Lula.

Segundo Roberto Rocha, presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), esta homenagem ao ex-presidente é realizada em todas as edições da Expocatadores, pois a sua atuação em prol da categoria durante anos possibilitou a dignidade dos catadores.

A Senadora Gleisi Hoffmann destacou a importância dos catadores no país. “Eu valorizo muito o que vocês fazem pelo Brasil, é fundamental. O governo deve ser voltado para a maioria do seu povo, hoje estamos congelados com a reforma trabalhista e a reforma da previdência que estão tirando todos os direitos”, completou.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias