Notícias

Voltar para Notícias

Projeto Reviravolta inicia obras de reforma na cooperativa em São Leopoldo

 

Uniciclar está entre as beneficiadas pelo projeto Reviravolta

A Cooperativa dos Catadores e Recicladores do Município de São Leopoldo (RS) – Uniciclar está entre as beneficiadas pelo projeto Reviravolta – uma iniciativa da Associação Nacional dos Catadores e Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT) em parceria com a Coalizão de Empresas do Setor de Embalagens.

O projeto, que tem como objetivo beneficiar 40 entidades de catadores e catadoras nos 12 estados do país até o final de 2017, iniciou as obras de reforma e ampliação do galpão de triagem da cooperativa. Segundo o coordenador presidente da Uniciclar, Pedro Cezar Dutra dos Santos, a ação contribuirá para diversos benefícios e a previsão de finalização é de 90 dias.

“Após a reforma, teremos o aumento da capacidade de recebimento dos resíduos da coleta seletiva e dos geradores, visando o incremento de faturamento, renda e a inclusão de catadores avulsos do município como cooperados ou associados ao empreendimento”, destaca. Além disso, Pedro ressalta sobre a importância da reforma para o dia a dia da cooperativa. “ O volume de material triado será maior, teremos mais espaço para armazenamento de fardos e local adequado para esteira de triagem”, afirma.

A Uniciclar é referência em gestão e cooperativismo solidário em todo o estado do Rio Grande Do Sul e na grande região metropolitana e vale dos sinos, pela sua forma de gestão coletiva, sempre seguindo os princípios da economia solidária.

Na Cooperativa existe uma constante preocupação com as várias questões ecológicas e ambientais que envolvem o descarte correto e triagem do material reciclável. Por isso, estão desenvolvendo, atualmente, ações de sensibilização com esta temática em quarenta e nove escolas municipais de São Leopoldo, onde o presidente da Cooperativa faz uma apresentação sobre consciência ecológica e a separação mais adequada dos resíduos e apresenta o trabalho da Unidade de Triagem.

A Uniciclar foi uma das fundadoras do Fórum de Recicladores de São Leopoldo, que tem como objetivo a articulação conjunta para o benefício de todos os grupos de reciclagem de resíduos do município, que separadamente possuem menor visibilidade, mas unidos estão fortalecidos na busca da superação das suas dificuldades econômicas e sociais e pela implantação de políticas públicas para o segmento. Desde a sua criação, o empreendimento já contou com a participação de mais ou menos 200 pessoas em seus processos de triagem, mostrando assim sua perspectiva de inclusão social e oportunidade de superação da vulnerabilidade socioeconômica para a comunidade do entorno.

De acordo com o estatuto social, o objetivo da Cooperativa é a defesa sócio-econômica dos seus associados, organizando o trabalho individual e tratando de seus interesses junto a terceiros, sem qualquer objetivo de lucro, buscando o planejamento, pesquisa, tecnologias, gestão, e prestação de serviços, usina de reciclagem, bem como prestação de serviços especializados nos setores de serviços, indústria e comércio ou demais áreas afins ou correlatas, visando o pleno desenvolvimento dos associados da cooperativa, da comunidade, a fim de atingir o exercício da cidadania, da geração de renda, trabalho e qualificação profissional.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias