Notícias

Voltar para Notícias

Projeto Reviravolta investe em melhores condições de trabalho à profissionais de reciclagem em Curitiba

 

Arexi recebeu investimentos na infraestrutura do projeto Reviravolta.

 

Neste mês de julho, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Arexi), localizada em Curitiba, foi beneficiada com uma empilhadeira tracionária elétrica, além da construção de um piso usinado em sua sede.

A doação, realizada pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), faz parte do Projeto Reviravolta, desenvolvido em parceria com a Coalizão de Empresas do Setor de Embalagens. O objetivo do projeto é apoiar a estruturação das organizações de catadores para fomentar a sua inserção no sistema de logística reversa.

O critério do investimento foi definido de acordo com a urgência das necessidades da associação. O trabalho de descolar e carregar o material era executado manualmente pelos trabalhadores, colocando-os em condição de risco e considerado esforço físico. Com a aquisição da empilhadeira, foi agilizada a locomoção dos fardos, o que facilitou o processo e trouxe maior segurança para os colaboradores.

Antes do Projeto Reviravolta, o piso da lateral da sede da Arexi era de terra batida, o que dificultava o trabalho dos catadores, principalmente em época de chuva. A construção do piso usinado contribuiu para melhor desenvolvimento da expedição e recebimento de material. A associação está localizada no bairro do Parolin, com um dos maiores índices de catadores e trabalhadores de reciclagem da capital paranaense.

A Arexi conta com 17 associados que dependem exclusivamente dos materiais da coleta seletiva municipal. Há coletas esporádicas realizadas por alguns parceiros pontuais.

Sobre o Reviravolta

O Projeto Reviravolta é desenvolvido por meio de uma parceria realizada entre a ANCAT e a Coalizão de Empresas do Setor de Embalagens e executa uma pequena parte (menos de 10%) dos recursos que estão sendo investidos em organizações de catadores no âmbito da logística reversa. A Coalizão de Empresas, por meio das Associações e Empresas que a compõem, possui diversas parcerias sendo desenvolvidas, de forma independente da ANCAT, diretamente com organizações de catadores e organizações não governamentais, para onde são destinados a maior parte dos recursos (pelo menos 90%) investidos no apoio as organizações de catadores, no âmbito da logística reversa. Em relação a estas outras parcerias desenvolvidas pela Coalizão de Empresas, a ANCAT não possui qualquer participação ou ingerência.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias