Notícias

Voltar para Notícias

Saúde do homem é tema de palestra em cooperativa de Cuiabá

O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, onde o Brasil todo faz diversas ações voltadas para a saúde do homem e orientações para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata,  um dos principais causadores de mortes dos brasileiros.

Com o objetivo de reforçar a conscientização, a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) promoveu, na semana passada, uma palestra aos integrantes da Cooperativa de Trabalho União de Catadores de Material Reciclável de Cuiabá-MT. A saúde na infância foi um dos temas abordados pela palestrante Elaine Alves Passos, agente de Defesa Ambiental da ANCAT.

“Os cuidados com a saúde devem começar na infância para ser internalizado na mente do homem. É de responsabilidade de todos ensinarem aos seus filhos que homem também pode ficar doente e precisa de prevenção”, destacou Elaine.

A técnica da ANCAT também ressaltou alguns cuidados fundamentais no período da adolescência e vida adulta. “O adolescente deve manter o foco na saúde tendo a consciência que é de sua responsabilidade manter o cartão de vacina em dia, fazer o checape anual e se prevenir contras as DSTS, e os pais devem ensinar os filhos, mantendo um diálogo aberto e saudável. Já na vida adulta, o homem deve ter a consciência de que sua saúde vem em primeiro lugar, mantendo uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, e priorizar o checape anual, assim ele poderá manter seus objetivos de vida, alcançar suas metas e realizar sonhos, além de servir como exemplo para os seus filhos”, completa.

A palestra teve um papel fundamental aos catadores participantes. “O maior retorno foi um catador de 65 anos falar com orgulho que quebrou o preconceito e marcou uma consulta com um urologista pela primeira vez em sua vida”, finaliza Elaine.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais incidente em homens. No mundo, este é o sexto tipo de câncer mais frequente, e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que um a cada seis homens irão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito por câncer de próstata.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias