Notícias

Voltar para Notícias

Com parceria do MNCR, Amazonas lança Plano de Resíduos Sólidos

 

Além do Plano de Resíduos Sólidos, SEMA lançou projetos de coleta seletiva.

No mês de setembro, foi lançado em Manaus (AM), o plano Estadual de Resíduos Sólidos e 13 programas de coleta seletiva. O evento contou com a presença de autoridades, dentre elas o Procurador do Ministério Público de Contas, Dr. Ruy Marcelo Alencar e Antônio Ademir Stroski, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).

Na composição da mesa de abertura, esteve uma das representantes do  Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Suelen Cardoso, além dos secretários de meio ambiente da região metropolitana. Segundo Marcela Vieira, técnica da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), os planos foram construídos com a participação dos grupos de catadores de Manaus e serão o marco para a implantação da coleta seletiva com remuneração, pois isso foi incluído pelo MNCR na fase de elaboração.

“Fizemos a condução do debate para que fosse garantida a participação dos catadores em todas as oficinas participativas que pautaram a elaboração destes planos. Se não tivesse ocorrido isso, os catadores seriam excluídos”, ressaltou.

O próximo desafio é conseguir uma boa articulação para que estes planos saiam do papel. “O esforço do MNCR em assumir esse desafio é um marco na pauta de resíduos no Amazonas, onde operam 60 lixões e, na sua maioria, com catadores trabalhando neles”, completa Marcela. O evento de lançamento foi organizado pela SEMA e contou com a presença de lideranças dos grupos de catadores de Manaus, entre eles os atendidos pela ANCAT.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias