Edital – Atlas Brasileiro da Reciclagem

O Atlas Brasileiro da Reciclagem já está com edital aberto e você que é pesquisador, especialista da reciclagem, catador (a) ou pertence a entidades setoriais, pode ser um dos participantes desse projeto, contribuindo com o envio de estudos, pesquisas ou relatório de intervenções cujo objeto de estudo ou ação tenha sido catadores ou suas organizações, ou sistemas de gestão de resíduos e/ou logística reversa em que catadores/as ou suas organizações estejam envolvidos.

Trata-se de um projeto lançado em dezembro de 2022, que disponibiliza um banco de dados seguro e rastreável, com informações que retratam o conjunto da cadeia de reciclagem dos diferentes tipos de materiais. Sua construção é realizada de forma progressiva, a partir de informações colhidas diretamente nas Associações e Cooperativas de Catadores (ACs) e em outros atores, com o objetivo de retratar com rigor a produção dos diferentes empreendimentos e permitindo a rastreabilidade das informações contidas no banco.

Além das informações e análises propiciadas pelo banco de dados próprio, atualizado e ampliado anualmente, o ATLAS se apoia em diversos estudos para elaborar seu Relatório Anual, bem como atualizar os conteúdos do Portal e suas seções Mapa da Reciclagem, Reciclagem em Números, Cadeia da Reciclagem e Coleta Seletiva.

Está interessado em integrar o Atlas Brasileiro da Reciclagem? Preencha os seus dados e baixe o arquivo para conferir as regras do edital.

edital-atlas

Como funciona o Atlas Brasileiro da Reciclagem?

A cada ano, o conjunto de análises sobre a cadeia da reciclagem e seus atores sobre temas específicos é disponibilizado em formato de ebook, com análises setoriais específicas que serão realizadas pela equipe técnica do ATLAS.

Todas as informações contidas no portal do Atlas são atualizadas a partir dos materiais coletados e encaminhados à reciclagem pelos diversos atores da cadeia produtiva: catadores autônomos e em lixões; pequenos e grandes atacadistas de recicláveis; consórcios e empresas gestoras de sistemas de coleta, tratamento e destinação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), ampliando e aperfeiçoando o registro do panorama dos conhecimentos no território nacional.

partner

INVESTIDORES AMBIENTAIS

PARCEIROS COLABORADORES