7ª Edição da Expocatadores inicia em Belo Horizonte

Home Notícias7ª Edição da Expocatadores inicia em Belo Horizonte

7ª Edição da Expocatadores inicia em Belo Horizonte

Comments off

Cerca de 970 pessoas participaram do primeiro dia do evento

A manhã desta segunda-feira foi marcada pela abertura do maior evento voltado aos catadores de materiais recicláveis do país – a Expocatadores 2016. Realizado pela primeira vez na cidade de Belo Horizonte (MG) como parte das comemorações dos 15 anos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, a cerimônia de abertura contou com a presença de representantes do Movimento, parceiros, apoiadores e autoridades.

Durante a abertura, que contou com cerca de 970 pessoas, aconteceu a assinatura do termo de cooperação técnico, cujo objetivo é reafirmar o compromisso que se refere à inserção dos catadores nos programas de coleta seletiva municipais e nas propostas de logística reversa, visando dar cumprimento ao prazo legal estabelecido para o fechamento dos lixões. “Em nome do governo de Minas, reafirmo o nosso compromisso com esta causa, a qual já temos lutados juntos”, destaca Rosilene Cristina Rocha, secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais.

O subsecretário de Trabalho e Emprego, Antônio Lambertucci, esteve entre os participantes da abertura. “ A organização popular será o combate para a gente não perder direitos daqui por diante”, destacou. Também participante da mesa, o gerente de assessoramento técnico da Fundação Banco do Brasil, Geovane Martins, deu boas-vindas a todos os catadores e catadoras em clima festivo. “Estamos juntos com vocês desde o início como apoiadores desta causa, é de muita responsabilidade estar à frente de quem realmente faz, vocês estão incentivando uma vida melhor para este Planeta. Somente a luta e união nos faz caminhar rumo aos nossos direitos”, completou.

Dentre os participantes da cerimônia de abertura, estiveram presentes o representante da coordenação do MNCR, Luiz Henrique da Silva; o diretor do INSEA – Luciano Marcos da Silva; diretora executiva do Centro Mineiro de Referência em Resíduos/CMRR, Jacqueline Rutkowski; deputado, André Quintão Silva; Dr. Rodrigo de Melo Teixeira Presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente, Ezequiel Roberto Estay, da Rede Latinoamericana de Recicladores; Christine Masson, da Embaixada da França em Belo Horizonte; Claudio Santos Cerqueira, da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais; André Vilhena, diretor do Cempre.

O evento é um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.

Somando-se o público de todas as edições já realizadas, o evento já contou com a participação de mais de 20 mil pessoas, entre catadores, palestrantes, expositores e visitantes, vindos de todo o território brasileiro, América Latina, Caribe, Índia, Ásia e África.

A Expocatadores acontece até o dia 30 de novembro, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos Sólidos – rua Belém, 40, bairro Vera Cruz.