SOBRE O NOSSO TRABALHO

Logística reversa e fortalecimento econômico para os catadores

Uma associação civil sem fins lucrativos formada por catadores e para os catadores de materiais recicláveis, e gestora da maior plataforma de reciclagem inclusiva do Brasil – Reciclar pelo Brasil.

Há mais de 20 anos, a ANCAT atua pela profissionalização da categoria, organizada em associações e cooperativas.

Além de defender o fechamento dos lixões, a associação trabalha por condições dignas de trabalho e vida para os catadores autônomos de todo o Brasil.

Protagonista na criação de conexões entre o setor público, grandes empresas e cooperativas, a ANCAT tem promovido a economia circular inclusiva em todo o país, fortalecendo e ampliando a prestação de serviços dos catadores (as).

E para isso, estabeleceu uma sólida área de projetos que atua sobre temas como: recuperação de embalagens, qualificação produtiva, gerenciamento de logística reversa, tecnologia, além de geração e organização de dados referentes ao setor.

  • Regulamentação jurídica e contábil;
  • Gestão administrativa e financeira;
  • Gestão operacional e produção;
  • Vitalidade associativa;
  • Gestão de pessoas;
  • Relacionamento externo e parcerias;
  • Infraestrutura e equipamentos.

VALORES QUE ORIENTAM NOSSA ATUAÇÃO


Defesa do meio ambiente e fomento ao desenvolvimento sustentável com ações de impacto positivo por meio do impulsionamento das atividades de logística reversa no país.

Valorização, inclusão social e fortalecimento econômico dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, por meio da capacitação produtiva e econômica desses trabalhadores.

Desenvolvimento e profissionalização das associações e cooperativas de reciclagem, por meio da articulação e fortalecimento de suas relações com órgãos públicos e com a iniciativa privada.