Notícias

Voltar para Notícias

HUB da Cidadania celebra 1 ano de projeto em SP e anuncia expansão para Salvador

Anúncio foi feito durante evento com catadores e convidados na capital paulista; encontro contou ainda com a presença do Ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania

Em um evento marcado por muita emoção dos catadores e catadoras de materiais reicláveis, a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT e o Instituto HEINEKEN celebraram uma marco histórico nesta sexta (dia 9): o primeiro ano do projeto HUB da Cidadania em São Paulo, além de sua expansão para Salvador, desta vez somado ao apoio da Tetra Pak.

Na ocasião, destaque para a presença do Ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania, que assinou o termo de fomento com o Instituto Catasampa, garantindo um repasse de R$ 1,1 milhão do Governo Federal para cooperativas de São Paulo.

“A grandeza deste ato é muito importante aos catadores e catadoras. Isso é o resultado de uma luta enorme, quanto que cada companheiro (catador) já lutou para chegar a essa conquista. Um caminho em direção ao sonho, caminho que foi construído por muita gente. Nós estamos conseguindo materializar a esperança de uma vida melhor para milhares de pessoas”, destacou o ministro, parabenizando toda categoria pela luta ao longo dos anos.

Durante o evento, foram apresentados os resultados do primeiro ano do HUB da Cidadania, projeto executado em parceria com o Instituto HEINEKEN na capital paulista. “O mais importante é que o Governo Federal, na pessoa do presidente Lula, acreditou neste projeto, e pediu para que o HUB rodasse o Brasil inteiro. E a partir de novembro, dezembro, este projeto seguirá para outras cidades do Brasil, levando dignidade a todos os catadores e catadoras do país”, disse Roberto Rocha, catador e presidente da ANCAT.

Até o momento, mais de 1.300 catadores já foram cadastrados pelo HUB na capital paulista. “Estamos muito felizes com essa conquista do primeiro ano do projeto. Quando vimos pela primeira vez, a ANCAT trazendo essa proposta, a gente viu isso com muito entusiasmo e não tinha outra maneira da gente se aproximar dos catadores, que não fosse por meio de um projeto relevante e importante como esse. Sabemos da importância da inclusão e da agenda de cidadania para os catadores. O HUB nos ajuda a nos conectar com o catador autônomo, entendendo melhor a sua realidade e necessidade, as demandas, e como a gente pode atuar junto a todos eles”, destacou Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.

A partir de janeiro, o HUB seguirá para Salvador, e contará com apoio da Tetra Pak. “Este projeto conversa muito com a que a gente espera de trazer de impacto social para a cadeia de reciclagem e para os catadores. É um orgulho muiuto grande estarmos aqui hoje, juntamente com o Grupo HEINEKEN, apoiando a expansão do projeto para Salvador”, disse Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade Brasil e Cone Sul da Tetra Pak.

Além da presença do Ministro Silvio Almeida, estiveram presentes lideranças de cooperativas e associações de movimentos populares, representantes do setor privado, autoridades políticas e catadores autônomos. Para a catadora e mobilizadora da ANCAT, Monica Silva, o encontro foi marcante e muito especial. “Aqui neste espaço, Coopamare, a primeira copperativa formada por catadores no Brasil. Foi onde pela primeira vez, eu vi a bandeira do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materias Recicláveis – pra uma menina que não tinha nenhuma expectativa de vida, moradora de rua, estar aqui hoje, representando a ANCAT, não tem como explicar a emoção que estou sentindo”, disse Monica.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias