Fortalecendo cooperativas e valorizando catadores (as): Ancat participa do Workshop Novo Cataforte
O primeiro dia do Workshop Novo Cataforte reuniu, nesta quinta-feira (20), representantes do governo, especialistas do setor, organizações de catadores e parceiros estratégicos no Hotel Excelsior, em São Paulo. O evento discutiu os desafios e oportunidades para o fortalecimento das cooperativas de reciclagem, com foco na valorização do trabalho dos catadores e no desenvolvimento sustentável do setor.
O Novo Cataforte é uma iniciativa fundamental para o avanço do cooperativismo e da reciclagem no Brasil, fruto de uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Governo Federal e Secretaria-Geral da Presidência da República. O programa busca promover inclusão produtiva, fortalecimento da economia circular e melhores condições de trabalho para milhares de catadores e catadoras.
A Ancat, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, é responsável pelo monitoramento e assessoramento estratégico do programa Cataforte no âmbito do Projeto 21758, garantindo que as ações desenvolvidas alcancem seu objetivo de fortalecer as cooperativas e ampliar as oportunidades para os trabalhadores do setor.
Durante o evento, Roberto Rocha, presidente da Ancat, destacou a relevância do programa para a categoria: “Agradecemos a parceria da Fundação Banco do Brasil, que confiou no trabalho da Ancat, criando caminhos e maneiras de fortalecer as redes e organizações, melhorando o trabalho de catadoras e catadores de todo o Brasil”, afirmou Rocha.
O diretor da Ancat, Anderson Nassif, falou sobre a relevância da logística reversa e as dificuldades enfrentadas pelas cooperativas neste processo. “Os catadores precisam fazer parte de conversas que envolvem toda a cadeia de reciclagem, para pensarmos em situações que todos possam ser beneficiados. Precisamos ter um maior equilíbrio para que os catadores também sejam contemplados e recompensados de maneira mais justa”, disse Nassif.
O primeiro dia do workshop contou ainda com painéis temáticos sobre logística reversa, comercialização de materiais recicláveis e acesso a financiamento para cooperativas. A programação segue no dia 21, com oficinas para a construção de um plano estratégico para o setor.
O representante da Fundação Banco do Brasil, Luiz Gonzaga, falou sobre a importância da oficina e o diálogo para a execução do Novo Cataforte junto às cooperativas. “Este encontro é importante para discutir como que a gente faz para avançar no desenvolvimento deste projeto, para que seja ainda mais fortalecido e consigamos avançar na cadeia de reciclagem como um todo”, disse Gonzaga.
Alex Cardoso, catador e membro do MNCR – Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, falou sobre o encontro e os temas abordados. “É extremamente importante que, além dos estudos, que possamos tornar tudo isso em processos estratégicos para que a gente possa alcançar a reciclagem popular no Brasil”, lembrou Cardoso.
A participação da Ancat reafirma seu compromisso em promover o reconhecimento dos catadores como agentes fundamentais da economia circular, contribuindo para uma sociedade mais sustentável e inclusiva.