Assessoramento estratégico do Novo Cataforte na Redesol – MG
Entre os dias 7 e 11 de abril, a equipe técnica da Ancat de assessoramento estratégico do programa Cataforte no âmbito do Projeto 21758, esteve em Belo Horizonte (MG), visitando as unidades da Redesol – Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais. Este processo faz parte da execução de diagnóstico do Projeto de Assessoramento do Novo Cataforte, com o objetivo de conhecer melhor o contexto de cada rede para ofertar a devida assessoria, além de oportunidades adequadas a realidade das cooperativas.
A Ancat, em parceria com a Fundação Banco do Brasil (@fundacaobb), é responsável pelo monitoramento e assessoramento estratégico do programa Cataforte no âmbito do Projeto 21758, garantindo que as ações desenvolvidas alcancem seu objetivo de fortalecer as cooperativas e ampliar as oportunidades para os trabalhadores do setor.
Os investimentos aprovados para a Redesol dentro do Novo Cataforte se referem aos avanços na cadeia da reciclagem do vidro, com aquisição de equipamentos que visam melhorar as condições de venda deste material de forma direta à indústria recicladora. ““Para nossa rede de cooperativas é muito importante esse acompanhamento da Ancat em relação ao projeto Cataforte e a todos os nossos empreendimentos. Essa visita técnica aqui em BH e esse diagnóstico que foi elaborado, vai nos apontar o crescimento e desenvolvimento junto aos empreendimentos de catadores filiados a Redesol e colaboradores””, disse Neide, presidente da Redesol MG.
A Redesol MG conta, atualmente, com 13 unidades de cooperativas e associações situadas na região metropolitana de Belo Horizonte, com cerca de 200 trabalhadores. A organização foi uma das contempladas para recebimento de aporte de recursos do Novo Cataforte. Catadores(as) e lideranças comprometidas com a valorização do setor e na luta por um mundo mais sustentável, com respeito ao meio ambiente e maior inclusão social.
Novo Cataforte – O Novo Cataforte é uma iniciativa fundamental para o avanço do cooperativismo e da reciclagem no Brasil, fruto de uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil (@fundacaobb), BNDES (@bndesgovbr), Caixa Econômica Federal (@caixa), Governo Federal (@govbr) e Secretaria-Geral da Presidência da República (@sgpresidencia). O programa busca promover inclusão produtiva, fortalecimento da economia circular e melhores condições de trabalho para milhares de catadores e catadoras.