Equipe de assessoramento do Novo Cataforte acompanha a base da reciclagem no Distrito Federal
Escutar, conhecer e fortalecer! Com esses objetivos, a equipe de assessoramento estratégico do programa Novo Cataforte percorreu, ao longo da segunda quinzena de abril, diferentes regiões administrativas do Distrito Federal, junto às cooperativas e associações que integram a Central das Cooperativas de Catadores e Catadoras do Centro-Oeste (CCO), uma rede recém-constituída que vem consolidando sua atuação no cenário da reciclagem na região.
Esse ciclo de aproximação faz parte da etapa de diagnóstico do Projeto de Assessoramento Estratégico do Novo Cataforte, uma ação planejada para aprofundar o entendimento sobre as dinâmicas de cada organização e, assim, orientar a oferta de suporte técnico e oportunidades alinhadas com as necessidades concretas de quem atua na base da cadeia da reciclagem.
Embora recente, a CCO já reúne sete cooperativas e associações, espalhadas pelo Distrito Federal, todas com uma trajetória sólida e anos de experiência no setor de reciclagem. O apoio do projeto chega para potencializar as parcerias e fortalecer as ações coletivas, ampliando as possibilidades de atuação no mercado. O Novo Cataforte, uma política pública construída com a participação ativa dos movimentos de catadores e catadoras, visa promover a melhoria das condições de trabalho, a modernização das redes e a ampliação da coleta seletiva solidária.
Por meio da parceria entre a Ancat e Fundação Banco do Brasil (@fundacaobb), os empreendimentos são assegurados com apoio técnico e estratégico, fortalecendo as organizações e ampliando as oportunidades do setor. Para a CCO, os investimentos aprovados vão impulsionar a comercialização em rede, com ações de formação e aquisição de equipamentos, melhorando as condições de negociação dos materiais recicláveis com a indústria.
“Esse momento de escuta e aproximação promovido pelo Cataforte representa um marco importante para a CCO. Estamos construindo uma rede sólida, pautada na cooperação e no fortalecimento mútuo. O assessoramento estratégico chega como um aliado essencial para ampliar nossa capacidade de atuação e garantir que as decisões tomadas estejam, de fato, conectadas com a realidade dos catadores e catadoras do Distrito Federal”, destaca Claudia Maria presidente da Central das Cooperativas de Catadores e Catadoras do Centro-Oeste (CCO).