2º dia do “Encontro Nacional do MNCR” fortalece organização política e projeta os próximos quatro anos de luta

Voltar para Posts

2º dia do “Encontro Nacional do MNCR” fortalece organização política e projeta os próximos quatro anos de luta

A força de um movimento também nasce da capacidade de transformar experiências locais em organização coletiva. Com 55 participantes, o 2º dia do “Encontro Nacional de Lideranças do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) reuniu, na terça, 25 de agosto, em São Paulo, Catadores e Catadoras de diferentes regiões do País. A programação aprofundou a formação política, promoveu uma análise da conjuntura nacional e colocou em debate prioridades capazes de orientar os próximos quatro anos de luta da categoria.

ORGANIZAÇÃO PARA ENFRENTAR OS PRÓXIMOS DESAFIOS

A programação começou com a apresentação da pauta e uma análise sobre as raízes do MNCR, a realidade enfrentada pela categoria e as perspectivas de médio e longo prazo. O encontro também abriu espaço para debater o papel das instituições ligadas ao Movimento, entre elas a Ancat (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) e a Unicatadores (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), fortalecendo a integração entre formação, representação política e atuação nos territórios.

Para Toni, Catador de materiais recicláveis de Porto Velho, em Rondônia, o encontro representa uma oportunidade de ampliar conhecimentos e fortalecer a articulação dos Catadores da Amazônia Legal:

“A gente vem compartilhar esses conhecimentos e tentar levar para os companheiros e companheiras da nossa região. É uma formação importante para essa nova militância, dentro de uma articulação política com os catadores de todo o Brasil”.

EXPERIÊNCIAS LOCAIS GANHAM FORÇA NACIONAL

Solidiane, Catadora do município de Cruz Alta e representante do Rio Grande do Sul, participou pela primeira vez de um encontro nacional do MNCR. Para ela, a troca entre lideranças permite conhecer experiências, conquistas e caminhos nem sempre acessíveis nos estados:

“Viemos fortalecer ainda mais a nossa realidade e levar novas conquistas aos nossos estados. Na ‘Nacional’, aprendemos muito e entendemos a importância de ocupar esses espaços”.

Durante a tarde, as lideranças debateram pautas estratégicas, como aposentadoria especial, logística reversa, tributação, pagamento por serviços ambientais, fortalecimento das cooperativas e participação dos Catadores nas políticas públicas. A programação ainda apresentou a proposta de organograma do MNCR e iniciou a construção de uma agenda comum.

Representante estadual dos Catadores no Ceará, Leina Mara classificou a formação como “um momento muito rico de informação, aperfeiçoamento e qualificação”, capaz de levar mais força aos estados e ampliar a incidência diante dos governos federal e estaduais.

UNIDADE PARA AVANÇAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Vânia Gomes, de Alagoas, integrante da Cooperativa de Catadores e Catadoras da Vila Emater (Copivila), ressaltou o caráter político da formação e a importância da organização permanente da categoria:

“Esse espaço é onde a gente sai mais forte para as nossas lutas diárias. Vamos reafirmar nossa posição política e nossa luta por políticas públicas voltadas aos catadores e catadoras do Brasil”.

O segundo dia terminou com o compromisso de transformar os debates em ações concretas, ampliar a participação das bases e manter o MNCR presente nos espaços onde se decide o futuro da reciclagem popular.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Posts