“ANCAT Conecta” mostra a força do trabalho dos Catadores e Catadoras no Rock in Rio 2026

Voltar para Posts

“ANCAT Conecta” mostra a força do trabalho dos Catadores e Catadoras no Rock in Rio 2026

Conectar Catadores e Catadoras a oportunidades reais de trabalho, renda e prestação de serviços. É dessa forma que Roberto Rocha, Catador de Materiais Recicláveis Presidente da Ancat (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), apresenta a essência do “ANCAT Conecta” diretamente da operação de sustentabilidade do Rock in Rio.

Durante 18 dias de trabalho, Catadores e Catadoras atuam na triagem, separação e destinação dos materiais recicláveis gerados pelo evento. A operação reúne a Ancat, a Rede Movimento do Estado do Rio de Janeiro, a Cooperativa Recicla Mais e outras Cooperativas, fortalecendo uma cadeia que alia sustentabilidade, geração de renda e valorização profissional.

A prestação de serviço também conta com rastreabilidade dos materiais recicláveis. Parte das embalagens passa a ter seu percurso acompanhado, permitindo que marcas recebam informações sobre os materiais recuperados. É tecnologia aplicada ao trabalho das Cooperativas e ao conhecimento de quem está diariamente na linha de frente da reciclagem.

Ao lado de Roberto Rocha, representantes das cooperativas mostram como essa articulação amplia oportunidades. Custódio da Silva, presidente da Rede Movimento, Carminha e Ana Carla destacam a importância da participação coletiva e a expectativa de levar esse modelo de trabalho a outros grandes eventos.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO

ANCAT CONECTA – ROCK IN RIO
Evento: Rock in Rio
Realização da operação: ANCAT Conecta
Contratante da ANCAT: Rock World
Parceira: Rede Movimento
Rastreabilidade dos materiais garantida

PARTICIPAÇÃO DOS CATADORES

A operação conta com 80 Catadores e Catadoras de materiais recicláveis, cooperados da organização responsável pela operação, que serão remunerados pelo importante serviço prestado durante o evento. Cada cooperado receberá R$ 3.600,00 líquidos pelos 18 dias de trabalho, pagos por meio da Cooperativa. O valor é aproximadamente 270% superior ao valor proporcional do salário mínimo nacional vigente em 2026.

Período total de trabalho: de 5 a 25 de setembro.
Dias de shows informados:
4 a 7 de setembro e 11 a 14 de setembro.

REDE MOVIMENTO E ORGANIZAÇÕES FILIADAS

A Rede Movimento participa da operação juntamente com suas organizações filiadas:

  • Coop Reciclando para Viver (RPV);
  • CoopGericinó;
  • CoopIdeal;
  • CoopQuitungo;
  • CoopGenesis;
  • Recicla Mais Bangu;
  • Responsabilidades e parcerias.

A Rede Movimento, juntamente com suas filiadas, participa diretamente da mobilização e atuação dos Catadores.

A rastreabilidade dos materiais coletados, contribuindo para o acompanhamento do fluxo e da destinação dos recicláveis, é garantida!

▶️ Dê o play e acompanhe essa operação!

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Posts