Paulínia/SP | “ANCAT Conecta” garante trabalho remunerado a Catadores durante evento do grupo “Menos é Mais”
Conectar Catadores e Catadoras a novas oportunidades de trabalho e renda segue no centro das ações da Ancat. No último sábado, 12 de setembro, essa missão ganhou mais um capítulo no Sambódromo de Paulínia, na Região de Campinas/SP, onde profissionais contratados pela Cooperlinia Ambiental do Brasil atuaram de forma remunerada na coleta dos materiais recicláveis durante o evento do grupo de samba “Menos é Mais”. A iniciativa, realizada por meio do Programa “ANCAT Conecta”, alia inclusão produtiva, valorização profissional e gestão responsável dos resíduos gerados em grandes eventos.

TRABALHO AMBIENTAL COM RENDA E RECONHECIMENTO
Mais do que recolher materiais após um grande espetáculo, os Catadores participaram da operação como profissionais contratados e remunerados pelo serviço realizado. O modelo defendido pela Ancat rompe com uma lógica ainda comum no setor, na qual a renda depende exclusivamente da comercialização dos recicláveis. A atuação em eventos exige conhecimento, organização, experiência e capacidade operacional, atributos essenciais na destinação adequada dos resíduos e na ampliação dos índices de reciclagem.

“ANCAT CONECTA” APROXIMA COOPERATIVAS
A participação da Cooperlinia Ambiental do Brasil reforça uma das principais propostas do “ANCAT Conecta”: criar pontes entre organizações de Catadores e empresas, produtores culturais, eventos e outros setores interessados em estruturar uma gestão responsável dos resíduos. Cada nova parceria amplia as possibilidades de inserção profissional, fortalece as Cooperativas e coloca Catadores e Catadoras no centro de uma atividade estratégica à economia circular.


RECICLAGEM TAMBÉM É GERAÇÃO DE RENDA
A ação em Paulínia dá continuidade à parceria construída ao longo da turnê do “Menos é Mais” e consolida um modelo no qual sustentabilidade e inclusão social caminham juntas. Ao conectar Catadores a grandes eventos, a Ancat amplia oportunidades de renda e ajuda a transformar o reconhecimento da categoria em trabalho concreto. A iniciativa também reafirma uma premissa defendida pela entidade: não existe economia circular efetiva sem a participação, remuneração justa e valorização de quem faz a reciclagem acontecer todos os dias.

PRÓXIMOS EVENTOS
03/10 | São Paulo/SP
24/10 | Recife/PE
05/12 | Porto Alegre/RS
9/1/2027 | Salvador/BA
