Notícias

Voltar para Notícias

Expocatadores 2022 tem seu início em São Paulo com grande presença de público e convidados

Evento na capital paulista é o maior da categoria e acontece até a próxima quarta (14); reúne catadores e catadoras de todo o país, além de delegações de países vizinhos

Teve início nesta segunda (12), em São Paulo, a 9ª edição da Expocatadores, principal evento de catadores de materiais recicláveis do Brasil. Idealizada pela ANCAT – Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, pelo MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e pela Unicatadores, o evento conta com o patrocínio da Coca-Cola Brasil, Latitud R, Kubitz e da plataforma Reciclar pelo Brasil.

Em sua abertura, a Expocatadores recebeu delegações de diversos estados brasileiros e também da América Latina, com público estimado em mais de 800 catadores e catadoras. Presença de representantes do cooperativismo solidário, catadores autônomos, setor privado (que também estão presentes entre os expositores da Expo), parlamentares, como o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP), entre outros convidados.

Todos os catadores e catadores foram recepcionados com muito entusiasmo pelo presidente da ANCAT, Roberto Rocha, que destacou a importância do evento no calendário dos colegas de profissão. “Nós somos os grandes responsáveis pela economia circular, e este evento é importante para trazer a categoria como centro da visibilidade junto ao poder público e melhorar ainda mais a relação com todos, seja público ou privado, que podem sim, contratar os catadores, como grandes agentes ambientais, e reforçar que nós não somos invisíveis”, destacou Rocha, em sua fala inicial, seguida do Coletivo Mundicá, um grupo de artistas que contemplam música e teatro em suas apresentações.

Ao longo do primeiro dia, os visitantes da Expocatadores puderam testemunhar a assinatura de contratos de parcerias com diversos setores da sociedade (público e privado), com destaque para a parceria da ANCAT com a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, representada por Luiza Campos Antunes, com o objetivo de implementar a economia circular as associadas da Abrasel e realizando ação de logística reversa dos resíduos recicláveis, gerando trabalho e renda para os catadores e catadoras.

Outro termo de cooperação firmado neste início de evento foi com o Instituto Heineken Brasil, assinado pelo vice-presidente da Heineken, Mauro Homem, juntamente com o presidente da ANCAT, Roberto Rocha. Esta parceria tem como finalidade elevar os níveis de cidadania dos catadores de rua por meio do projeto Hub da Cidadania. Com a empresa Coca-Cola, o termo foi assinado pela vice-presidente da empresa, Silmara Olivio, visando a promoção da economia circular de embalagens em geral.

…………………………

Após a pausa para o almoço, os catadores e catadoras acompanharam a entrega do Selo Amigo do Catador, tradicional premiação da Expocatadores, que contempla a cada edição as instituições e personalidades que se destacaram nas ações de promoção da inclusão socioprodutiva do setor. Oferecida desde 2005 pelo MNCR e ANCAT, neste ano foram homenageadas diversas empresas parceiras dos catadores, como Ambev, Nestlé, Coca-Cola, Pepsico, Vigor, Tetra Park, Cargill, Danone, Braskem, entre outras.

Para encerrar as atividades do primeiro dia do evento, os catadores e catadoras presentes acompanharam uma rodada de debates com o tema Desafios Globais para Construção de um Mundo Sustentável – Soluções e Desafios por uma Agenda 2030. A coordenação da mesa ficou a cargo de Luciano Marcos (INSEA – ORIS), tendo como convidados: Cristiano Benites (MNCR), Alex Cardoso (MNCR), Emília Rutkowski (ORIS – ABES – UNICAMP – FLUXUS), Dra. Shirley Machado de Oliveira (MPMG – CIMOS), Dra. Alexandra Faccioli (MPSP – CNMP), Victor Bicca Neto (Diretor da Coca-Cola Company), Dr. Antônio de Maia e Pádua (DPU) e Edvaldo Ribeiro (CONSCENSUL).

A Expocatadores 2022 segue com sua programação até o dia 14 (quarta) no Galpão Armazém do Campo, em São Paulo, e as inscrições podem ser feitas online pelo site www.expocatadores.com.br (as inscrições presenciais estão encerradas, mas você pode acompanhar o evento online).

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias