Ação entre ANCAT e AMBEV recupera 32 ton de resíduos no carnaval 2023 e gera de renda para mais de 1600 catadores
Iniciativa aconteceu em São Paulo e Recife e contou com apoio de parceiros nas duas cidades.
O carnaval voltou a agitar as ruas de todo o Brasil e em meio a folia, os catadores de materiais recicláveis retomaram sua atividade já histórica de recuperação de resíduos. Somente em São Paulo e Recife, palco da operação “Bloco dos Catadores”, criado pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e Ambev, com apoio de outras parcerias, os 1671 catadores(as) cadastrados(as) coletaram e devolveram à cadeia produtiva 33,2 toneladas de materiais.
Em São Paulo, o “Bloco dos Catadores” foi formado por 755 catadores e catadoras. Entre eles, 423 autônomos. Já em Recife, o número de cadastrados chegou a 916, sendo 825 catadores autônomos.
A ação, mais uma da tradicional colaboração entre ANCAT e Ambev, propôs um formato de pagamento mais adequado a estes trabalhadores e trabalhadoras, representantes da categoria que é responsável por cerca de 90% dos recicláveis que voltam a indústria. Tanto na capital paulista, como na pernambucana, os catadores receberam pela jornada de trabalho e também pelo material coletado, garantindo melhor rendimento durante os dias de carnaval. Nesta iniciativa, que também contou com o apoio da Prefeitura do Recife, Solos, rede Catasampa e Pimp My Carroça, os focos da coleta foram as embalagens plásticas e as latinhas de alumínio.
“Além de garantir uma remuneração mais justa a estes trabalhadores, a operação deste ano também promoveu mais espaço para os catadores autônomos, incluindo os catadores que vivem em situação de rua”, afirma Roberto Rocha, presidente da ANCAT.