Notícias

Voltar para Notícias

Ação entre ANCAT e AMBEV recupera 32 ton de resíduos no carnaval 2023 e gera de renda para mais de 1600 catadores

Iniciativa aconteceu em São Paulo e Recife e contou com apoio de parceiros nas duas cidades.

O carnaval voltou a agitar as ruas de todo o Brasil e em meio a folia, os catadores de materiais recicláveis retomaram sua atividade já histórica de recuperação de resíduos. Somente em São Paulo e Recife, palco da operação “Bloco dos Catadores”, criado pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e Ambev, com apoio de outras parcerias, os 1671 catadores(as) cadastrados(as) coletaram e devolveram à cadeia produtiva 33,2 toneladas de materiais.

Em São Paulo, o “Bloco dos Catadores” foi formado por 755 catadores e catadoras. Entre eles, 423 autônomos. Já em Recife, o número de cadastrados chegou a 916, sendo 825 catadores autônomos.

A ação, mais uma da tradicional colaboração entre ANCAT e Ambev, propôs um formato de pagamento mais adequado a estes trabalhadores e trabalhadoras, representantes da categoria que é responsável por cerca de 90% dos recicláveis que voltam a indústria. Tanto na capital paulista, como na pernambucana, os catadores receberam pela jornada de trabalho e também pelo material coletado, garantindo melhor rendimento durante os dias de carnaval. Nesta iniciativa, que também contou com o apoio da Prefeitura do Recife, Solos, rede Catasampa e Pimp My Carroça, os focos da coleta foram as embalagens plásticas e as latinhas de alumínio.

“Além de garantir uma remuneração mais justa a estes trabalhadores, a operação deste ano também promoveu mais espaço para os catadores autônomos, incluindo os catadores que vivem em situação de rua”, afirma Roberto Rocha, presidente da ANCAT.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias