Notícias

Voltar para Notícias

ANCAT adere ao Pacto Global da ONU no Brasil e coloca catadores em novo palco de discussões pela sustentabilidade

A ANCAT- Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis é a mais nova integrante do Pacto Global da ONU no Brasil. O ingresso nesta iniciativa das Nações Unidas é mais um passo da entidade na busca pelo fortalecimento da economia circular e a inclusão qualificada desta categoria profissional no mercado da reciclagem. 

Criado em 2000 e desde 2003 no Brasil, o Pacto Global estimula práticas corporativas responsáveis, que vão de encontro aos Dez Princípios universais, nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção (da ONU). Os integrantes do Pacto Global também estão comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O catador e presidente da ANCAT, Roberto Rocha, esteve no último dia 25, no evento promovido pelo Movimento Conexão Circular, do Pacto Global da ONU no Brasil – apoiado pela Ambipar como embaixadora, que marcou a entrada da associação nas discussões da rede. Entre outros temas, o encontro, que reuniu CEO’s de diversas empresas, abordou a gestão de resíduos sólidos, consumo sustentável e o avanço da economia circular no país.

“Essa adesão da ANCAT tem extrema importância. Porque é a entrada dos catadores, essa categoria que está na base da reciclagem, da recuperação de embalagens, da própria sustentabilidade, nos espaços de conversa e decisão”, afirmou Rocha, que também apontou algumas ações da ANCAT alinhadas aos ODS.


“Há 23 anos com foco na melhoria das condições de trabalho e renda dos catadores de materiais recicláveis, a ANCAT atua direta e indiretamente em vários objetivos, como erradicação da pobreza, trabalho descente, cidades sustentáveis, redução de desigualdades e até ações contra as mudanças climáticas”, disse.



Em busca de uma participação cada vez mais ativa dos catadores nas discussões sobre sustentabilidade corporativa, direitos humanos e meio ambiente, a ANCAT, ao ingressar no Pacto Global, fortalece ainda mais suas práticas de sustentabilidade interna, já desenvolvido pelo seu programa de compliance. A associação está comprometida em reportar anualmente seu progresso em relação aos Dez Princípios universais.

Sobre a ANCAT
Uma associação civil sem fins lucrativos formada por catadores e para os catadores de materiais recicláveis, e gestora da maior plataforma de reciclagem inclusiva do Brasil – Reciclar pelo Brasil. Há mais de 20 anos, atua pela profissionalização da categoria, organizada em associações e cooperativas. A ANCAT trabalha por condições dignas de trabalho e vida para os catadores autônomos de todo o Brasil.

Protagonista na criação de conexões entre o setor público, grandes empresas e cooperativas, a ANCAT tem promovido a economia circular inclusiva em todo o país, fortalecendo e ampliando a prestação de serviços dos catadores (as).

Sobre o Pacto Global
O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias