Notícias

Voltar para Notícias

ANCAT- Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis assinou um novo acordo com a ABIR- Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas

Nesta terça-feira (12), em Brasília, a ANCAT- Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis assinou um novo acordo com a ABIR- Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas, com o objetivo de desenvolver a economia circular de embalagens em geral, em acordo com as regras estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).



O protocolo de intenções, firmado pelos presidentes das duas associações, Roberto Rocha (ANCAT) e Victor Bicca (ABIR), prevê uma série de iniciativas que ampliem a eficiência da logística reversa e a recuperação de resíduos sólidos no país, entre elas: um programa de logística reversa entre as associações, o fortalecimento das cooperativas ou entidades associativas de catadores de material reciclável, a criação de uma entidade gestora como prevê a legislação vigente; campanhas de educação ambiental ; melhoria contínua do design de embalagens para redução de energia e matéria-prima; redução gradativa até a substituição total de embalagens de bebidas com baixo índice de reciclagem; ampliação da utilização de conteúdo reciclado nas embalagens e a ampliação do portfólio de retornáveis.

“Temos mais um marco na história dessa importante parceria com a ABIR, que fortalece o trabalho dos catadores rumo a uma economia circular ainda mais inclusiva, com participação do setor privado e daqueles que alimentam essa cadeia. Estamos otimistas com esse trabalho colaborativo”, afirmou Rocha, presidente da ANCAT.



“É um importante reforço do compromisso de todo o setor com a valorização do trabalho dos catadores bem como das iniciativas em prol de um país com melhor gestão de seus resíduos. Este acordo só trará ainda mais possibilidades rumo ao fortalecimento da economia circular”, afirmou Victor Bicca, presidente da ABIR.

A assinatura deste termo marca mais um capítulo na parceria entre a ANCAT e a ABIR para o fortalecendo da economia circular de embalagens e a transformação da vida de catadores e catadoras em todo o Brasil. A melhoria da gestão de resíduos sólidos passa pela inclusão e valorização dos catadores, protagonistas na recuperação de recicláveis no país.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias