Começou a circular pelas ruas de São Paulo o HUB da Cidadania, escritório móvel de apoio gratuito e personalizado a catadores e catadoras de materiais recicláveis da capital paulista. O projeto foi lançado na última quarta-feira é uma parceria entre a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT com o Instituto Heineken.

Notícias

Voltar para Notícias

ANCAT e Instituto Heineken lançam o HUB da Cidadania em SP

Começou a circular pelas ruas de São Paulo o HUB da Cidadania, escritório móvel de apoio gratuito e personalizado a catadores e catadoras de materiais recicláveis da capital paulista. O projeto, que foi lançado na última quarta-feira (26), é uma parceria entre a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT com o Instituto Heineken e tem o objetivo de contribuir com melhores perspectivas e qualidade de vida a catadoras e catadores autônomos, reduzindo a situação de vulnerabilidade social por meio de atendimento com profissionais e orientadores de políticas públicas. A primeira parada do HUB é na Coopamare, no bairro de Pinheiros, a primeira cooperativa de catadores do país.

O projeto identificará as necessidades de cada cidadão para oferecer atendimento individualizado e, para isso, contará com o trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de diferentes áreas, como psicólogos, assistentes sociais, advogados,  entre outros. “Ainda estamos na fase de diagnóstico, identificando cada necessidade para que o atendimento seja individual. A meta, nesta primeira fase, é atender mil catadores e catadoras no período de um ano. No futuro, o HUB pretende oferecer serviços sociais e de saúde, como atendimento jurídico e psicossocial, além de oportunidades de lazer e aprendizagem, por meio de uma biblioteca móvel, que reunirá diversos gêneros literários e atividades culturais, como competições de SLAM – Poesia Falada, Contação de Histórias, entre outras”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.

Atualmente, o Brasil produz 82 milhões de toneladas de resíduos por ano. Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, 90% do material reciclável que chega à indústria é coletado por catadores. E os catadores autônomos – que são público-alvo do projeto representam cerca de 80% do contingente de 800 mil existentes no Brasil. Muitos deles, de acordo com a ANCAT, que trabalha com a categoria há mais de 20 anos, desconhecem estes direitos básicos, não têm acesso a serviços de assistência, saúde e educação, sofrem discriminação social e racial e convivem com a precarização severa do trabalho.

“O HUB da Cidadania é uma oportunidade de levar condições mais dignas de trabalho a uma categoria que constitui grande parte da cadeia de reciclagem no Brasil e que muitas vezes são invisibilizados pela sociedade ou têm seu ofício pouco valorizado e por isso enfrenta muitas dificuldades para utilizar serviços públicos. Enquanto uma grande empresa no setor de bebidas, enxergamos iniciativas como essa, com foco no desenvolvimento social e inclusão produtiva, fundamentais para exercermos o nosso papel em prol de uma sociedade mais equilibrada, afirma Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo Heineken e idealizador do Instituto Heineken.

O HUB da Cidadania promoverá atendimentos vinculados às especificidades dos territórios, em termos de necessidades e de oportunidades, devolvendo a dignidade, uma condição necessária a todas as pessoas que vivem em sociedade e que muitas vezes, por sua condição socioeconômica ou pelo tipo de trabalho que executam, são invisibilizadas. Nessa unidade móvel, a partir de uma estratégia humanizada de promoção e acesso a oportunidades em plena rua, local de trabalho desses catadores, será dado auxílio para emissão e renovação de documentos, informações sobre programas sociais e políticas públicas, cursos de formação técnica inclusiva.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias