Notícias

Voltar para Notícias

ANCAT e município paulista anunciam parceria para criar cooperativa

Nesta quarta-feira, dia 18, a ANCAT e a Rede Catasampa participaram de um importante encontro em Santa Branca, situada no Vale do Paraíba-SP. O evento, que discutiu iniciativas para a gestão de resíduos sólidos da cidade, contou com a presença do prefeito Adriano Levorin, do departamento de Meio Ambiente, da representante da Rede Catasampa, Mônica Silva e também reuniu catadores de materiais recicláveis do município.

No encontro, a ANCAT, representada pelo presidente Roberto Rocha, e a prefeitura anunciaram um termo de compromisso, que será assinado em breve.
 O objetivo do documento é, sob supervisão e apoio técnico da ANCAT, a montagem de um plano de ação para a criação de uma cooperativa de reciclagem na cidade. Além disso, a parceria contempla a implementação de um programa de coleta seletiva abrangente no município.

“Este encontro mostrou o total interesse da cidade de Santa Branca em construir uma estratégia para criar um sistema de coleta seletiva eficiente, com inclusão qualificada dos catadores, para aumentar recuperação de embalagens na região”, afirmou Roberto Rocha.

“E a ANCAT é um entidade experiente e capacitada para realizar esse trabalho, junto à prefeitura e aos catadores e catadoras de materiais recicláveis do município, que faz parte do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê)”, destacou o presidente da ANCAT.


Ao ser implantado, essa iniciativa se traduzirá em diversos benefícios para Santa Branca e região. Em primeiro lugar, o apoio à categoria de catadores, com a criação de cooperativa organizada. Com um programa de coleta seletiva, o trabalho vai contribuir significativamente para a redução do desperdício de resíduos, fortalecendo a economia circular e a proteção do meio ambiente. Além disso, vai gerar novos postos de trabalho, proporcionando um impacto positivo na economia local.

“Sem dúvida, é uma grande novidade para os catadores e catadoras da região e para toda a cidade de Santa Branca, que busca avançar na recuperação de embalagens, geração de emprego, renda e proteção do meio ambiente”, completou Rocha.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias