Ancat, MNCR e Unicatadores promovem a 1ª Roda de Conversa – Catadores(as) no Centro da Circularidade
Na última sexta-feira (11), teve início na sede da Ancat – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, um novo projeto visando a valorização, conscientização e integração dos profissionais da reciclagem. Trata-se da Roda de Conversa – Catadores no Centro da Circularidade, uma iniciativa em conjunto da Ancat, MNCR – Movimento Nacional dos Catadores e União Nacional dos Catadores – Unicatadores.
Em sua primeira edição, o encontro foi pautado na temática da Coleta de Resíduos Orgânicos e suas oportunidades de negócios para catadores e catadoras de materiais recicláveis. “O objetivo deste encontro é reunir catadores (as) e convidar especialistas e colegas que trabalham no setor para que possam compartilhar informações e debater ideias. É um momento para que catadores tenham voz e oportunidade para troca de experiências, tão importantes para o avanço e valorização do nosso trabalho”, disse Roberto Rocha, presidente da Ancat.
Valquiria Cândido, catadora e presidente da Cooperpac, falou sobre a importância do encontro para os catadores (as). “Este tema da compostagem é um mercado que os catadores precisam explorar, pra poder agregar valor nas nossas bases. Espero que essas reuniões aconteçam com mais frequência, com mais pessoas, cooperativas, e que sejam efetivas pra que possamos ter resultados”, disse Cândido.
Além de catadores(as) convidados, a primeira edição da Roda de Conversa também recebeu o representante do Governo Federal, Ary Moraes, assessor do CIISC – Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis, da Secretaria-Geral da Presidência da República, além de entidades parceiras da Ancat, como o Instituto Pólis. “Recebemos este convite da Ancat para uma conversa sobre compostagem, um tema super em alta e que o Pólis tem trabalhado há alguns anos. Com toda experiência da Ancat, de mobilização, de articulação e diálogo com os catadores, engrandece muito o que a gente tem visto e possibilita mostrar para o Brasil o quanto que catadores podem aumentar e diversificar suas fontes de renda”, disse Victor Argentino, representante do instituto.
Fique de olho em nossas redes sociais e participe dos próximos encontros da Roda de Conversa – Catadores no Centro da Circularidade. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.