ANCAT participa de evento promovido pelo Valor Econômico – Desafios da reciclagem de plástico e a nova Legislação
No evento online promovido pelo Valor Econômico no dia 26/06, o presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Roberto Rocha, participou de uma live que abordou os desafios da reciclagem do plástico no Brasil. A live também contou com a presença de Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental.
Durante o diálogo, foram debatidos diversos mecanismos para fortalecer a coleta de plástico no país. Roberto Rocha destacou que os preços dos materiais recicláveis estão entre as maiores dificuldades enfrentadas pela categoria. “Estamos em retomada de políticas públicas para os catadores. Nossa expectativa é que a nova lei e decretos possam priorizar de fato os catadores, fortalecendo e dando essencialidade ao seu trabalho. Esperamos que os recursos sejam direcionados diretamente para as organizações de catadores, sem intermediários”, afirmou Rocha.
Um dos temas centrais da live foi “Como gerar valor para a cadeia?”. Nesse contexto, Rocha ressaltou a importância do pagamento pelos serviços prestados pelos catadores. “Está na hora de valorizar os catadores como profissionais essenciais para a recuperação de embalagens, e não apenas no âmbito da coleta dos materiais. Precisamos pensar em prateleiras de negócios para os catadores”, enfatizou Rocha.
Adalberto Maluf destacou a importância dos catadores (as) na cadeia da reciclagem, responsáveis por 90% dos materiais reciclados em todo o Brasil. Ele ressaltou que a prioridade do atual governo é a valorização profissional desses trabalhadores e afirmou que a Lei de Incentivo à Reciclagem será regulada em breve pelo presidente Lula e apoiará diferentes projetos, dentre eles a implantação e adaptação de infraestrutura física de cooperativas e de associações de catadores, aquisição de equipamentos e veículos necessários a todo o ciclo de reciclagem de materiais, pesquisas e estudos que estudem a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, etc.
O evento foi mediado pela editora-assistente do Valor Econômico, Tatiana Schnoor e contou com a participação da analista da área de Gestão Ambiental da Globo, Erica Cardoso.