Ancat participa de formatura que capacitou cerca de 350 Catadores e Catadoras no Rio Grande do Sul
Nosso presidente Roberto Rocha participou, no dia 25 de junho, da Formatura do Curso de Capacitação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis. A Unicatadores e o MNCR também estiveram presentes conosco nesta iniciativa do Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS), em parceria com a Petrobras e apoio da Unilasalle. A cerimônia marcou a conclusão da formação de cerca de 350 profissionais de Canoas e Esteio, no Rio Grande do Sul, em uma ação voltada à geração de renda, inclusão produtiva e fortalecimento da reciclagem após os impactos das enchentes que atingiram o estado.

RECICLAGEM COM DIGNIDADE
Ao todo, os participantes cumpriram 72 horas de formação, divididas em seis módulos, com conteúdos sobre qualificação produtiva, gestão em Cooperativas, educação ambiental, direitos humanos, cultura da paz e desenvolvimento de competências para ampliar a renda. A capacitação reuniu integrantes de 10 Cooperativas, além de Catadores individuais, e ofereceu auxílio financeiro e alimentação para garantir a participação sem prejuízo à renda das famílias. Mais do que uma certificação, o curso representou acolhimento, reconstrução e valorização de trabalhadores que seguem exercendo um papel essencial na cadeia da reciclagem.

PARABÉNS AOS FORMANDOS
A Ancat parabeniza todos os Catadores e Catadoras formados nesta importante jornada de aprendizado, resistência e fortalecimento coletivo. Para Roberto, a formatura simboliza a importância de investir em quem sustenta, todos os dias, a reciclagem no Brasil.

“Cada Catador e cada Catadora que concluiu essa formação carrega uma história de luta, superação e compromisso com o meio ambiente. A Ancat se soma a esse momento com muito respeito e reconhecimento, porque qualificar a categoria é também fortalecer a renda, a dignidade e o futuro da reciclagem no nosso País. Agradeço aos organizadores e à Pragma pelo convite e atenção dada a um tema tão urgente e necessário.”

Dione Manetti, Presidente do Instituto Caminhos Sustentáveis, comenta:
“Esta formatura é um marco não só para os mais de 350 catadoras e catadores que participaram do curso, mas também para toda a categoria. Foi um processo construído a várias mãos, com muita dedicação, diálogo e cooperação de todos os envolvidos. Um exemplo de que, para além de investimentos físicos, que são fundamentais, precisamos reconhecer e valorizar o papel estratégico destes trabalhadores, garantindo respeito e escuta ativa. Entidades representativas da categoria sempre devem estar juntas nesse processo, cumprindo seu papel, como faz a Ancat e a Unicatadores, que compartilharam conosco esta grande conquista da categoria.”
