Notícias

Voltar para Notícias

ANCAT representa catadores em lançamento da plataforma de gestão de resíduos de SP

O presidente da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Roberto Rocha, foi o representante da categoria no lançamento da Plataforma de Gestão de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), na última quinta-feira (30/6).

A plataforma, que entrou em funcionamento na última sexta-feira (1/7), tem o objetivo de acompanhar a gestão de resíduos dos municípios paulistas e apoiar a implantação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

Ela reúne três iniciativas: o SIGOR Reciclagem, sistema que acompanha o trabalho das organizações de catadores e ações de coleta seletiva das prefeituras, o Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR) e o Índice de Resíduos Sólidos (IRS), que é uma fração do ICMS Ambiental voltada para a gestão de resíduos sólidos que passará a ser calculado a partir de 2023, com base nas informações das prefeituras dentro da nova plataforma.

Roberto Rocha elogiou a nova ferramenta para a gestão de resíduos. Segundo o catador e presidente da ANCAT, a plataforma poderá apresentar um mapa sobre a atuação dos catadores no estado de São Paulo.

“No caso dos catadores, acredito que essa plataforma chega para apoiar o mapeamento de onde e como estão atuando esses profissionais, que são atores fundamentais nesse processo”, afirmou Rocha. “E isso potencializa a visualização da principal pauta dos catadores que é o pagamento pelos serviços prestados”, explicou o presidente da ANCAT, lembrando que a maioria dos municípios não remuneram os serviços prestados por estes trabalhadores, o que é um grande obstáculo para a estruturação da categoria.

O lançamento da plataforma contou com a participação, entre outros, do subsecretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani, Lia Demange, gerente de logística reversa da Cetesb, e Rogério Menezes, secretário do meio ambiente de Campinas-SP. Transmitido ao vivo no canal do Youtube da SIMA, o evento contou com grande participação de catadores, que enviaram mensagem e questões pelo chat da transmissão.

Segundo a SIMA, haverá um cronograma para ações de capacitação para que municípios e entidades de catadores saibam utilizar a plataforma. Materiais de apoio também deverão ser distribuídos.

Organizações de catadores interessadas em acessar a plataforma, clique aqui.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias