Notícias

Voltar para Notícias

Catadores representados em debate sobre a Economia Verde no Brasil

O futuro do Brasil dentro de uma economia eficiente e sustentável, alinhada com a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento social. Foi esse o foco do Seminário Economia Verde 2022: ESG em Pauta, realizado na última terça-feira (5/7), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital paulista. Catador e presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Roberto Rocha participou do evento.

Promovido pela Frente Parlamentar da Economia Verde, o seminário debateu projetos e medidas que visam impulsionar o setor produtivo do país na adesão das boas práticas ambientais, sociais e de governança, conceito conhecido como ESG. Temas como a economia circular, transição justa iniciativas para promover a sustentabilidade também estiveram em pauta.

Representando os catadores, categoria fundamental dentro da cadeia de produção, pois é responsável por cerca de 90% do material reciclado que retorna para a indústria, o presidente da ANCAT defendeu uma participação mais efetiva destes profissionais no setor produtivo.

“O trabalho realizado pelos catadores está totalmente alinhado com as propostas que são a base do ESG. E isso pode ser melhorado. Tanto no trabalho de recuperação de embalagens, parte importante das boas práticas ambientais, como no aspecto do social, que se refere a melhores condições de trabalho e renda”, afirmou Roberto Rocha, que também salientou a importância de avanços para o estabelecimento da economia circular no Brasil.

“É necessário criar orientações que estimulem um sistema que prioriza a recuperação de materiais, que é a base da economia circular. Dessa forma, os catadores poderão ocupar um espaço apropriado dentro deste processo”, explicou o presidente da ANCAT.

O evento, que também teve apoio de entidades importantes do setor produtivo nacional, como ABiogás, Abralatas, ABIR e Abrelpe também abordou o Projeto de Lei 1817/2022. Apresentado pelo deputado federal Arnaldo Jardim, presente no seminário, o PL pretende modernizar legislações do Política Nacional de Meio Ambiente, ao estabelecer novos critérios de ESG, tanto na iniciativa privada, como na esfera pública.

Ao participar de relevantes encontros como este, a ANCAT fortalece sua contribuição nos diálogos com os diferentes setores da economia brasileira, sempre com o compromisso de desenvolver o trabalho dos catadores e construir novas formas de negócios para a categoria.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias