Notícias

Voltar para Notícias

ANCAT promove treinamento para técnicos do Reciclar pelo Brasil

Reorganização das dinâmicas de trabalho, apresentação de ideias, desafios e resultados, e atualização e capacitação técnica. Esses foram os objetivos da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), no treinamento anual da equipe de agentes ambientais que atuam na plataforma Reciclar pelo Brasil, que ocorreu de forma online entre os dias 13 e 15 de junho.

Coordenada pelo gerente de projetos da ANCAT, Marcelo Pickersgill, o encontro reuniu os 27 agentes e representantes de outras áreas da associação. Também marcaram presença o presidente da ANCAT, Roberto Rocha, e o secretário executivo do Reciclar, Edy Merendino.

Conhecidos como “técnicos da ANCAT”, os profissionais são responsáveis pelo acompanhamento das organizações de catadores de materiais recicláveis dentro da plataforma de logística reversa estruturante, que completa cinco anos em 2022. Em sua última etapa, o programa recuperou mais de 122 mil toneladas de materiais, em um trabalho que envolveu mais de 5 mil catadores em 240 organizações em as regiões do país.

Após dois anos críticos de pandemia de covid-19, que impactaram tanto o trabalho das cooperativas, como o dia-a-dia dos próprios agentes ambientais, um dos focos do treinamento foi a recomposição dos roteiros de tarefas, visando a fase 6 do programa.

“O encontro foi muito produtivo e serviu para revisitar a metodologia da plataforma, rever todos os elos do Reciclar pelo Brasil, buscando melhorar nossos processos e fluxos internos. Aperfeiçoando o nosso fazer técnico, traremos cada vez mais resultados positivos para o Reciclar pelo Brasil e para a ANCAT “, explica Pickersgill.

Para o presidente da ANCAT, Roberto Rocha, são eventos como esse que explicam o sucesso do programa. “Além de preparar os profissionais tecnicamente, estes encontros geram debates sobre características e demandas das organizações de catadores, o que enriquece a compreensão dos técnicos”, afirma Rocha.

“E por isso, o trabalho que a ANCAT realiza no Reciclar pelo Brasil é cuidadoso e eficiente. Estamos em sintonia com as empresas que investem na plataforma e atentos na organização e planejamento para o desenvolvimento das cooperativas.”

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias