Notícias

Voltar para Notícias

Lançamento do Anuário da Reciclagem 2020

ANCAT e  Pragma Soluções Sustentáveis lançam o Anuário da Reciclagem 2020

Anuário será divulgado nesta sexta-feira (27), a partir das 10h, em live pelo Zoom e contará com representantes de importantes empresas como Coca-Cola, AmBev e Klabin

A Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a Pragma Soluções Sustentáveis divulgam, nesta sexta-feira (27), a partir das 10h, em live pelo Zoom, a segunda edição do Anuário da Reciclagem. Desenvolvido em parceria com a LCA, o Anuário surge como um documento destinado a analisar e consolidar informações sobre a cadeia da reciclagem no Brasil, e, especialmente, para demonstrar a importância do trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis na viabilização deste segmento econômico.O material apresentado é fruto de um grande trabalho de pesquisa e traz importantes informações sobre a realidade dos catadores e catadoras de materiais recicláveis espalhados pelo Brasil. O Anuário apresenta dados importantes como o quantitativo de organizações de catadores no país, o volume e os tipos de materiais recicláveis recuperados por estas, a renda média de seus associados, o faturamento anual das organizações, entre outros dados, que estão divididos e detalhados por regiões, cidades e estados.

“A reciclagem gera redução dos resíduos depositados em aterro, diminuição da exploração de recursos naturais para produção de materiais virgens, geração de renda ao longo da cadeia de logística reversa, entre outros benefícios ambientais e sociais. Somos quase 1 milhão de catadores em todo Brasil, entre organizados em cooperativas e aqueles que atuam de forma individual nas ruas e lixões. Somos responsáveis por 80% dos resíduos que são recuperados no país e durante a pandemia atendemos mais de 10 mil catadores que ficaram sem renda, em razão da paralisação de suas atividades. O Anuário da Reciclagem vem para fortalecer e dar maior visibilidade aos catadores do Brasil”, explica Roberto Laureano da Rocha, Presidente da ANCAT.

Entre os parceiros que contribuíram para que o Anuário da Reciclagem 2020 fosse produzido, estão a Coca-Cola, AmBev, Klabin, ABPO, Danone, Plataforma Reciclar pelo Brasil, Programa Dê a Mão para o Futuro, Programa Recupera, WIEGO, Coalizão de Empresas, AVINA/Iniciativa Regional, ABIHPEC, ABIMAPI, ABIPLA, ABRALATAS, ABIVIDRO, ORIS, UNICATADORES e UNICOPAS.

“Graças ao apoio dos nossos parceiros, conseguimos construir o maior banco de dados com informações sobre catadores do Brasil, no qual temos cadastradas 1.841 cooperativas e associações, as quais contam com mais de 46 mil catadores e foram responsáveis pela recuperação de aproximadamente 1 milhão e 280 mil toneladas de resíduos, que representaram um faturamento de R$ 590 milhões de reais com a venda dos recicláveis”, explica Dione Manetti, Diretor Executivo da Pragma Soluções Sustentáveis.

Sobre a ANCAT

A ANCAT é uma instituição técnica dos catadores, formada e dirigida por estes, que atua em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – MNCR. Enquanto o MNCR mobiliza e promove a organização social doscatadores, a ANCAT implementa ações de capacitação, realiza investimentos e promove a organização econômica de suas cooperativas e associações.

Sobre a Pragma Soluções Sustentáveis

A Pragma é uma empresa especializada na formulação de soluções técnicas que conectam trabalhadores, corporações e governos em prol da sustentabilidade, atuando com foco na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Seu diferencial é uma ampla rede de relações com lideranças comunitárias, organizações civis, empresas e profissionais de diferentes áreas de conhecimento, em todo o Brasil.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias