Notícias

Voltar para Notícias

Apoiadora da Expocatadores 2022, WIEGO reforça compromisso com catadoras

Presente mais uma vez no maior evento promovido pelos catadores e catadoras de materiais recicláveis no Brasil, a WIEGO esteve focada, nesta 9ª edição da Expocatadores (entre os dias 12 e 14 de dezembro), nas discussões sobre inclusão e diversidade, em especial sobre o trabalho das mulheres dentro da economia circular. Uma das representantes da organização no evento, a especialista em resíduos, Sônia Dias, explicou a relevância do debate sobre este tema.

“A importância da participação e trabalho das mulheres, da relação entre a mulher e o homem junto aos movimentos, da diversidade e contribuindo para o empoderamento das vozes femininas, além de fortalecer os movimentos corporativistas no Brasil”, disse Sônia, sobre sua participação e da WIEGO, que é uma rede internacional focada na melhoria das condições dos trabalhadores da economia informal.

A especialista atua dentro da organização mundial desde 2008 e conta que um dos principais objetivos da organização no mundo é a criação das redes de apoio aos catadores. “Mantendo a tradição de participação da WIEGO, estamos novamente na Expocatadores, debatendo e falando sobre a política de reciclagem”, destacou Dias, que tem como especialidades e experiências a atuação com dinâmica de gênero no trabalho com lixo reciclável, gestão de resíduos sólidos, reciclagem informal, cooperativas, lixões e meios de subsistência e resíduos, entre outros temas.

WIEGO e os catadores do Brasil possuem uma longa trajetória de iniciativas e parcerias com a ANCAT e o MNCR. Nos últimos anos, por exemplo, a organização financiou a construção do Sistema Cooperar, ferramenta de gestão desenvolvida para auxiliar as cooperativas de catadores. Outro exemplo recente foi o apoio dado pela WIEGO na atualização do site do MNCR e a construção da loja online do movimento.

Sobre a WIEGO – é uma rede global dedicada a melhorar as condições de trabalho de pessoas mais pobres, em especial as mulheres, na economia informal. Luta pela igualdade de oportunidade econômicas, direitos, proteção e voz para todos os trabalhadores.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias