Notícias

Voltar para Notícias

Após reivindicações e propostas dos catadores, Governo Federal anuncia projetos no Natal dos Catadores

Na 20ª edição do Natal dos Catadores e População de Rua com o Presidente Lula, realizado na última sexta-feira (22/12), o foram anunciadas medidas relevantes para os catadores de materiais recicláveis. Ao lado da primeira-dama, Janja, de ministros, deputados e representantes de instituições federais, o chefe do executivo reforçou a importância do diálogo permanente entre o Governo Federal e a categoria, para que sejam retomados modelos de trabalho e investimentos para estes profissionais.

Junto com Lula, o ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo anunciou, diante de milhares de catadores, que participaram também da 10ª EXPOCATADORES, a volta do Cataforte.

O programa, iniciado em 2010, para fortalecer e estruturar cooperativas de catadores, voltará em 2024, com um primeiro aporte de R$ 60 milhões. O modelo de atuação ocorrerá por edital unificado para promoção de capacitação, formação e suporte das organizações de catadores, além de apoio à aquisição de equipamentos, veículos e ferramentas. O objetivo é oferecer aos catadores melhor estrutura para prestar seus serviços e participar da cadeia da reciclagem e da coleta seletiva com mais capacidade. O financiamento do Cataforte será feito entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal e a Fundação Banco do Brasil.

Outra novidade anunciada foi o Conexão Cidadã. A iniciativa, inspirada no HUB da Cidadania, parceria da ANCAT com o Instituto Heineken, estabelecerá cinco unidades móveis em capitais: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Natal e Brasília. A iniciativa será financiada pela Fundação Banco do Brasil e pretende oferecer serviços de inclusão a políticas públicas, programas sociais, emissão de documentos e suporte técnico para catadores e catadoras autônomas.

Outra novidade divulgada foi o acerto para que bancos públicos, que fazem parte do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), apoiem iniciativas de fortalecimento de organizações, inclusão socioeconômica, garantia de direitos, articulação federativa e estudos e pesquisas. O CIISC é coordenado pelo ministério da Secretaria-Geral da Presidência.

Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), também presente no evento, assinou a cessão de imóvel em área de 2.500 m2 e que pertencia ao Governo Federal, para a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Cerrado.

Em 2024, a ANCAT manterá seu trabalho de atualização e fornecimento de informações ao Governo Federal, para que cade vez mais iniciativas sejam idealizadas e executadas em benefício do desenvolvimento técnico, profissional e social dos catadores(as) de materiais recicláveis.

A EXPOCATADORES 2023 ocorreu entre os dias 20 e 22 de dezembro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Neste ano, a 10ª edição, o tema do evento foi “É hora da Conta Fechar!”. O encontro, além de debater propostas para os desafios da categoria, que vive sob impacto da falta de incentivo nos últimos anos, além da queda do preço dos materiais recicláveis, em 2023,  trouxe seminários, resultados e debates sobre aa gestão de resíduos sólidos e reciclagem, sempre com a inclusão desses profissionais – protagonistas da logística reversa do Brasil.

A Expocatadores 2023 é uma iniciativa da ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, MNCR – Movimento Nacional dos Catadores e UNICATADORES. Patrocínio: BNDES, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, ITAIPU, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, SEBRAE, SESI, BRASILCAP, COCA-COLA, INSTITUTO HEINEKEN, NESTLÉ, LATITUD R, KUBITZ, BRB, AMBEV. Apoio: RECICLAR PELO BRASIL, PROGRAMA MÃOS PRO FUTURO, INSEA, CAESB, NATURA, PROGRAMA PRÓ-CATADOR, SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, GOVERNO FEDERAL E GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias