Notícias

Voltar para Notícias

ANCAT apresenta novo projeto de apoio às cooperativas e associações de todo o país

Serão beneficiadas 259 cooperativas do Brasil, sendo 50 da capital de São Paulo e interior.

No final do mês de julho, representantes da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) se reuniram na sede do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), em São Paulo, com o objetivo de definir o planejamento estratégico dos técnicos e mobilizadores que atuarão em 50 cooperativas e associações de reciclagem da capital e do interior. Segundo Viviane Pisano, coordenadora do projeto em São Paulo, o primeiro passo será a realização de um diagnóstico a partir das necessidades emergenciais de cada cooperativa e associação.

“Dentre as ações previstas estão à regularização jurídica e contábil, gestão administrativa e financeira, gestão operacional, vitalidade associativa, gestão de pessoas, relacionamento externo e parcerias”, destacou. Assim como os catadores de materiais recicláveis, o projeto beneficiará os municípios e o meio ambiente, pois uma vez que as cooperativas aumentam suas condições de produtividade, uma maior parcela da população é atendida, com isso é possível destinar os materiais recicláveis para o local adequado, contribuindo para o aumento de vida útil dos aterros sanitários, diminuição da poluição, economia de energia e economia de água. Após a estruturação das cooperativas e associações, os técnicos da ANCAT acompanharão o dia a dia e darão o suporte necessário a cada uma delas. A iniciativa conta com a parceria da Coalizão de Empresas do Setor de Embalagens.

A ANCAT atua há 17 anos, identificando oportunidades de mercado que permitam os catadores de materiais recicláveis avançarem na cadeia produtiva da qual fazem parte, aproveitando-se para isso da ampla base de cooperativas que compõem o MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e construindo arranjos de negócios, além de promover a articulação social que tem sido o motor principal dos avanços dos catadores de materiais recicláveis do Brasil.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias