Notícias

Voltar para Notícias

Atlas Brasileiro da Reciclagem será lançado na Expocatadores 2022

Projeto liderado pela ANCAT cria um banco de dados atualizado do setor da reciclagem em todo o país e reforça o protagonismo dos catadores no avanço da economia circular.

Dentre os destaques da 9ª edição da Expocatadores 2022, que acontece de 12 a 14 de dezembro, em São Paulo, está o lançamento do Atlas Brasileiro da Reciclagem, no segundo dia do evento, às 20h. Trata-se de um projeto da ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de  Materiais Recicláveis, operacionalizado pelo ORIS – Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária, com liderança e suporte técnico do INSEA do NAP/UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e Instituto Sustentar.

O público contará com um portal que disponibilizará um banco de dados sobre o cenário e resultados da cadeia de reciclagem em todo o Brasil, a partir de informações das organizações de catadores de materiais recicláveis espalhadas pelo país e pelos outros atores deste setor, formais e informais.

Mapa

Um dos destaques do Atlas Brasileiro da Reciclagem é o Mapa Georreferenciado da Catação, que localiza as cooperativas e associações de catadores e que, no futuro, identificará os catadores informais no país e sua área de atuação. Além da localização, o Atlas apresenta a atual situação do Parque Industrial da Reciclagem Popular, que engloba a capacidade produtiva hoje instalada, a infraestrutura disponível referente aos galpões, equipamentos disponíveis, e a situação sociodemográfica dos catadores e catadoras envolvidos nesses empreendimentos.

“É possível mensurar dados que comprovam a importância deste setor na cadeia da reciclagem, revelando as condições em que os catadores e catadoras realizam o seu trabalho, ponto importante para se entender e comparar níveis de produtividade e eficiência entre diferentes modelos de tratamento de resíduos, e auxiliar decisões de investimento”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.

Em sua primeira versão, o Mapa da Catação traz também dados sociodemográficos dos associados/cooperados, a fim de retratar a que estrato social de escolaridade e renda pertencem esses/as trabalhadores/as. Registram-se, ainda de maneira inicial, informações quali-quantitativas sobre os catadores autônomos, cujos registros quantitativos são ainda mais lacunares, embora existam diversos estudos monográficos. “Entretanto, pretende-se, a partir do próximo ano, que dados primários sobre esta população possam ser coletados nas cinco regiões do país, não somente para que se possa fazer justiça à colaboração destes atores à reciclagem, mas principalmente para entender onde estão e como atuam, de modo a se buscar construir soluções para sua inclusão efetiva na cadeia produtiva”, afirma Rocha.

Parceria

O Atlas Brasileiro da Reciclagem é uma iniciativa da ANCAT e esta edição contou com o apoio da FUNDAÇÃO AVINA e do ICS – Instituto Clima e Sociedade, e colaboração de várias entidades que cederam informações e dados que compõem o Banco de Dados do ATLAS. Foram elas: a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos; a ANAP – Associação Nacional dos Aparistas de papel, o CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem, a COALIZÃO EMBALAGENS, a LENUM AMBIENTAL e o INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável

O projeto também contou com o apoio de órgãos públicos para a organização das informações referentes aos programas públicos de coleta seletiva e promoção da reciclagem implantados nos Governos dos Estados de Minas Gerais (Programa Bolsa Reciclagem), do Ceará (Programa Bolsa Catador) e do Distrito Federal (Programa de Coleta Seletiva).

 

Serviço – Lançamento do Atlas Brasileiro da Reciclagem

Onde: Galpão Armazém do Campo, durante a Expocatadores 2022

Endereço: Rua Alameda Eduardo Prado, 460, Campos Elíseos, São Paulo (SP)

Quando: 13 de dezembro, às 15h15.

www.expocatadores.com.br

A Expocatadores 2022 integra uma ampla programação de 12 a 14 de dezembro. No dia 15/12 haverá a tradicional celebração de Natal dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias