Notícias

Voltar para Notícias

Carnaval de rua de São Paulo e Recife vai contar com Bloco dos Catadores coordenado pela ANCAT

Ambev e ANCAT se uniram para atuar nas duas capitais e promover trabalho e renda para catadores cooperados e individuais.

Depois de dois anos sem festa, o Carnaval volta a agitar o Brasil. Entre os dias 18 a 22, centenas de catadores individuais e organizados em cooperativas participarão do “Bloco dos Catadores”, em São Paulo e no Recife. Em SP, o “bloco” ainda vai estar nas ruas nos dias 26 e 27/2. Trata-se de mais uma iniciativa da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) em parceria com a Ambev no período da festa, evento que costuma ser o mais lucrativo para a categoria.

Todos os catadores cadastrados nestas duas praças receberão um valor fixo por jornada de trabalho, além da remuneração pela venda dos materiais recolhidos. Os resíduos serão pesados na hora em centrais de coleta instaladas em locais estratégicos dos circuitos carnavalescos. Além disso, todos os trabalhadores receberão EPIs (Equipamento de Proteção Individual), sacos apropriados para coleta, bonés, camisetas, crachás e terão acesso a postos de apoio com hidratação e banheiros.

“Somos parceiros da Ambev em diversos projetos, inclusive em carnavais passados, com o objetivo de fortalecer o protagonismo dos catadores(as) na cadeia de reciclagem e economia circular. Esta ação do carnaval 2023 engloba uma prestação de serviços diferenciada. Além da atuação dos catadores, usaremos a tecnologia blockchain, para garantir a rastreabilidade dos resíduos”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha, ao explicar a plataforma de rastreabilidade ANCAT Reutiliza Já, uma novidade na ação dos catadores em carnavais e que garante maior eficiência no controle e destinação de cada tipo de resíduo.

Em São Paulo, a ação será realizada pelas cooperativas integrantes da Rede de Cooperativas CataSampa, que será a responsável desde a etapa inicial do processo, que envolve uma triagem qualificada, com qualidade e rigor, até a comercialização dos materiais recicláveis. A iniciativa também conta com a parceria da ONG Pimp My Carroça, que possui foco nos catadores individuais. No Recife, a ação conta com o apoio da Prefeitura. A operação conta ainda com apoio da Solos, negócio de impacto que promove economia circular, junto a territórios e marcas, por meio da mobilização de pessoas para realizar o descarte correto das embalagens pós-consumo.

“Por mais um ano, estamos ao lado de ambulantes e catadores de todo o Brasil no Carnaval, que são extremamente importantes no nosso ecossistema e essenciais na nossa jornada de logística reversa e impacto positivo. Afinal, parcerias como essa com a ANCAT beneficiam toda a cadeia e incentivam a cultura da reciclagem e a conversão dos materiais em geração de renda, fomentando o crescimento compartilhado”, comenta Mariana Senna, diretora da Ambev.

Este é o primeiro evento após o recente anúncio de dois decretos importantes para os catadores: o programa Diogo Santana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular (decreto 11.414/23), projeto estruturante e de capacitação da categoria, e o decreto 11.413/23, que substitui o Recicla + (decreto 11.044/22), que regulamenta a logística reversa no país, com maior participação destes trabalhadores.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias