Notícias

Voltar para Notícias

Catadores participam do II Encontro da Rede CATAUNIDOS em MG

Encontro ocorreu no galpão da ASCITO em Belo Horizonte.

Por Maria das Graças de Melo Ferreira

No dia 17 de agosto, aconteceu no Galpão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (ASCITO), o II Encontro da Rede CATAUNIDOS Núcleo Estrada Real, com os temas “gestão Interna, relações de trabalho, relações externas e relações com a rede.” A iniciativa é uma ação do Programa Novo Ciclo em parceria com o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de materiais Recicláveis (ANCAT).

Participaram do evento, a Rede CATAUNIDOS, Núcleo Estrada Real, as associações de catadores: ASCITO, ACMAR, CAMAR ASCOB, ASMARE e ASMAC. Durante o encontro foram expostos os resultados de diagnóstico realizado junto aos empreendimentos que compõe a Rede, assim como o impacto do trabalho realizado pelos catadores através da análise dos dados de produção dos empreendimentos.

Só nos empreendimentos que formam o núcleo o trabalho dos catadores gera uma economia de R$ 3.492.955.171,82 em recursos naturais e econômicos. Os cálculos são realizados através da ferramenta desenvolvida pelo INSEA “calculadora ecológica”. Os números confirmam a importância e eficiência do trabalho realizado pelos catadores, assim como, sinalizam a necessidade de investimento e garantia de condições de trabalho para ampliar o impacto da ação.

Buscando avançar na organização e no reconhecimento dos serviços ambientais prestados pelas associações o grupo encerrou o encontro planejando a realização de um Fórum Regional a ser realizado em outubro deste ano mobilizando os gestores locais e a sociedade civil em prol da Reciclagem Popular.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias