Notícias

Voltar para Notícias

2ª marcha dos catadores acontece em Belo Horizonte

Marcha contou com a participação de cerca de 1200 participantes pelas ruas de BH.

A última quarta-feira foi marcada pela 2ª Marcha Nacional dos Catadores e Catadoras, em Belo Horizonte (MG). Organizada pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a concentração aconteceu por volta das 8 horas, em frente ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na Avenida Afonso Pena.

Em seguida, cerca de 1.200 participantes seguiram pela Rua da Bahia e Avenida dos Andrada rumo a Praça Sete. A ação teve como objetivo defender os direitos dos catadores e catadoras do Brasil, além de celebrar os 15 anos de lutas do MNCR.

“ Estamos aqui para fortalecer o nosso movimento, lutar contra a PEC 55 e mostrar que muito sangue foi derramado pelos nossos direitos, afirmou a líder do Movimento no Mato Grosso, Valquíria Pereira de Barros.

Unidos em torno da bandeira do Movimento, os catadores e catadoras reivindicaram pela inclusão social, fim dos lixões, fim do trabalho infantil, reconhecimento e valorização da categoria, e defesa do meio ambiente. Além disso, líderes do movimento demonstraram indignação com a atual política brasileira.

“ A marca da nossa trajetória foi sempre unida ao conceito da limpeza, mas a limpeza deve acontecer em todos os sentidos: limpeza da sujeira e limpeza da política. Estamos em luto pelo Senado e Câmara que não nos representam atualmente”, destacou o articulador do MNCR, Alex Cardoso.

Há 15 anos, o MNCR vem organizando os catadores e catadoras de materiais recicláveis pelo Brasil afora a fim de buscar a valorização da categoria com o objetivo de garantir o protagonismo popular da classe, que é oprimida pelas estruturas do sistema social. A 2ª Marcha Nacional dos Catadores integrou a programação da 7ª edição da Expocatadores e contou com a participação de estudantes e apoiadores da causa.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias