Notícias

Voltar para Notícias

Catadores paraibanos vão à frente com moda sustentável na Expocatadores

 

Fotos: Assessoria de Comunicação/Unipê

 

Fortalecimento da reciclagem popular e da não incineração dos resíduos sólidos. Muitos não sabem, mas os catadores de materiais recicláveis, profissão já reconhecida pela Confederação Brasileira de Ocupações – CBO, desempenham um forte papel social, econômico e ambiental para a nação. E, com a ajuda do curso de Design de Moda do Unipê, as catadoras da Paraíba vão mostrar que o que é considerado lixo pode se tornar luxo, criando um vestido à base de pet, clipes de latinha e câmara de pneu coletados pelos próprios catadores para expor sustentabilidade num desfile da Expo Catadores 2017, que vai acontecer em Brasília, de 11 a 13 de dezembro.

Egrinalda e Patrícia.A catadora de materiais recicláveis Egrinalda dos Santos Silva, de 44 anos, é uma das paraibanas que vão ao evento nacional que se propõe a discutir e trocar conhecimentos e experiências sobre os resíduos sólidos e a educação ambiental no Brasil. Egrinalda procurou o curso de Design de Moda para auxiliar na elaboração do vestido.“A ideia surgiu em um encontro de catadoras que compõe a comissão de mulheres do Movimento Nacional dos Catadores, onde foi identificada a necessidade de criar um desfile de moda com roupas confeccionadas com materiais recicláveis, para dar uma melhor visibilidade aos estados representados, também com suas bandeiras”, contou Egrinalda.

Da esquerda para a direita, Monique Dantas, Camila Demori, Egrinalda dos Santos Silva e Patrícia Helena.

O suporte dado às catadoras vem das professoras Camila Demori e Monique Dantas. Camila foi convidada pela coordenadora do curso, profa. Victoria Fernandez, para desenvolver a proposta dos catadores. “Eu disse ‘por que não usar a minha técnica?’. Eu idealizei uma lantejoula feita de garrafa pet, Monique fez o croqui, o desenho, e foi aprovado pelas meninas”, expôs Camila.

Croqui feito pela professora Monique e lantejoulas pela professora Camila.

A produção já está em andamento nos laboratórios do curso do Unipê e a professora Monique garantirá toda a execução da parte de moulage e de costura. “Vamos fazer algo que fique estruturado e que mostre que o lixo pode ser o luxo. A ideia foi exatamente essa, transformar completamente, ressignificar o luxo”, pensou. “A ideia é usar um tecido menos nobre, que vai ser o algodão cru, e a gente vai fazer um tingimento nele. Então a peça vai ficar bem estruturada e vai dar cor ao vestido”, disse.Sobre o eventoPara Egrinalda, que é representante na Paraíba do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, o evento é importante para a categoria, tanto pela visibilidade diante da população quanto pelo compartilhamento de experiências e conhecimento, além das discussões sobre as formas de agir em cada estado. “Dá a visibilidade a todo bem que a categoria vem fazendo ao tirar o material do meio ambiente”, disse Agrinalda, que já atua há mais de 20 anos como catadora.“Eu acho que eu já nasci catadora, porque na minha infância a gente sempre foi umas pessoas muito carentes em situação financeira e a gente já fazia recolhimento, que na época eram ossos, ferro, vidro, a mamona, que era usada para fazer óleo, e também a madeira, que criava carvão”, enumerou Egrinalda.

De acordo com a assessora técnica da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Patrícia Helena, esses profissionais têm grande importância social, ambiental e econômico. Ela afirma que os catadores precisam ser valorizados e ter seus direitos reconhecidos, como está assegurado na Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Patrícia ainda reforça que os catadores, enquanto profissionais, devem e possuem capacidade de ter seus empreendimentos administrados por meio da autogestão.“O evento é nacional e de âmbito latino-americano, mas de importância internacional, pois a atuação do catador se dá tanto no Brasil, como também no mundo inteiro. Os catadores no Brasil estão cada vez mais solidificados em uma luta organizada para garantir seus direitos na cadeia produtiva da reciclagem e na sociedade. Este evento é um momento de troca de experiências, articulações e discussões sobre o atual cenário do catador no país, entre outros debates”, apresentou.Em sua oitava edição, a Expo Catadores 2017 é um dos principais eventos realizados na temática de resíduos sólidos urbanos e educação ambiental do Brasil. Um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.Voltada para todos os profissionais e interessados pela reciclagem, a Expo Catadores tem como público principal as cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, com vários objetivos, entre eles a promoção da mobilização, articulação e integração dos catadores de materiais recicláveis, com vistas ao seu fortalecimento produtivo, econômico e social.

Serviço

Expo Catadores 2017

Data: de 11 a 13 de dezembro

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no Distrito Federal (DF).

Texto: ASCOM/Unipê 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias