Notícias

Voltar para Notícias

Conexão Cidadã chega a Brasília

Programa beneficiará catadores e catadoras autônomas na capital federal

Milhares de catadores e catadoras autônomas de materiais recicláveis do Distrito Federal serão beneficiados com mais cidadania e mais dignidade pelo programa Conexão Cidadã. O lançamento do programa, com a entrega do trailer itinerante, ocorreu nesta quinta-feira (13), na sede da Central de Cooperativas (Centcoop), com a presença de dezenas de catadores e catadoras.

O evento contou com a participação da mobilizadora distrital do Conexão Cidadã e presidente da Centcoop, Aline Souza; do presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais; e do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. A deputada Erika Kokay (PT-DF) também participou da solenidade.

O programa Conexão Cidadã é uma parceria entre a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a Fundação Banco do Brasil para levar prestação de serviços aos trabalhadores e trabalhadoras autônomas. O Conexão Cidadã faz a busca ativa desses catadores e catadoras, levando a eles serviços e direitos.

“Neste momento, estamos colhendo os frutos de nossa luta”, comemorou Aline Souza. “Esse programa vai contribuir para a inclusão de catadores e catadoras autônomas do Distrito Federal”, disse.

O promotor de Meio Ambiente do Distrito Federal, Roberto Batista, disse que nos últimos anos a categoria dos catadores viveu avanços e retrocessos e que a chegada do Conexão Cidadã vem para garantir direitos. “Hoje é um grande dia na garantia dos direitos de cada um e de cada uma de nós”, disse.

O presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais, lembrou que os setores público e privado “precisam entender a importância do trabalho dos catadores e catadoras”. A chegada do Conexão Cidadã a Brasília, disse, trará “a elevação da renda dos catadores e catadoras autônomas e a ampliação da coleta seletiva no Distrito Federal”.

A deputada Erika Kokai lembrou que “o Brasil precisa do trabalho dos catadores e das catadoras”. Ela também disse que o acesso a direitos traz a necessidade de novos direitos e que a chegada do Conexão Cidadã a Brasília trará mais direitos e dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras. “Lutemos como lutam os catadores e as catadoras do Brasil!”, completou.

O ministro Márcio Macêdo lamentou que no governo passado tenha havido o “desmonte de toda a cadeia produtiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis”. E garantiu que a agenda da reciclagem com os trabalhadores e trabalhadoras é prioridade para o atual governo. “Vocês prestam serviço ambiental fundamental para a sociedade”, disse, dirigindo-se aos catadores e catadoras. “O Conexão Cidadã me enche de muita alegria e muita emoção, porque faz busca ativa para levar políticas públicas para quem precisa”, completou.

O Programa Conexão Cidadã tem como objetivo promover a inclusão social, garantir o acesso a direitos e fortalecer a cidadania de trabalhadores em condições de vulnerabilidade. Entre seus objetivos específicos estão mapear os territórios de trajetória de catadores e catadoras autônomas e realizar cadastros, ofertar oficinas formativas, estruturar articulação com a rede de assistência e saúde e realizar mutirões de atendimento.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias