Notícias

Voltar para Notícias

Cooperativa Pro-Recife é uma das integrantes do “Bloco dos Catadores” na capital Pernambucana

Cidade é uma das capitais que recebe a ação da AMBEV, que em parceria com a Prefeitura e executada pela ANCAT, garante trabalho e renda a catadores cadastrados.

Durante os dias de folia, que acontece desde o dia 18/02, os catadores e catadoras de materiais recicláveis recebem um valor fixo por jornada de trabalho, além da remuneração pela venda dos materiais recolhidos. A expectativa é que 15 toneladas sejam coletadas no Recife por meio do “Bloco dos Catadores” – iniciativa da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT em parceria com a Ambev, e apoio da Prefeitura. Dentre as cooperativas participantes na capital pernambucana está a Pró-Recife.

Segundo a presidente da Pró-Recife, Roberta Pessoa, o carnaval é um dos eventos mais lucrativos para a categoria. ” Nós vamos ganhar nosso dinheiro para sustentar a nossa família. Dependemos disso. Essa ação foi importante para as cooperativas e catadores de rua, um apoia o outro”, destaca ao enfatizar que o trabalho por jornada é melhor. “Assim ganhamos mais e o catador pode comprar o que precisa”, completa.

O catador José Cardoso ressalta que o carnaval é um evento de oportunidades. “Uma ação como essa é importante para a categoria, principalmente para o catador que está em risco de rua, que não tem apoio, pois é o momento dele ganhar um pouco de dinheiro com dignidade, recebendo na hora pelo trabalho. É um trabalho que deve ser apoiado o ano todo, não só no carnaval”.

A Cooperativa Pró-Recife foi fundada em abril de 2006 e tem como objetivo organizar e capacitar catadores para que se tornem referência em serviços profissionais de coleta seletiva de materiais recicláveis e na geração de trabalho e renda. A iniciativa está legitimando a atividade dos catadores para fins de inclusão social.

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias