Notícias

Voltar para Notícias

Cultura, educação e meio ambiente presentes de forma inovadora na Expocatadores 2022 com o Coletivo Mundicá

Grupo de artistas mineiro se apresentou nos três dias de programação, com intervenções artísticas envolvendo música e teatro, de um jeito leve e divertidamente educacional

Quem passou pela Expocatadores 2022 certamente dançou e cantou com o Coletivo Mundicá, de Belo Horizonte. Comandados pelos artistas Marcio Vesoli e Raquel Quintão, o grupo levou informação, educação e diversão a todos os catadores e catadores presentes ao evento.

O Coletivo Mundicá – coletivo com cerca de 20 integrantes – é formado por artistas circenses, cantores, dançarinos, que compartilham de um belo trabalho integrando cultura, educação e meio ambiente. Suas atividades tiveram início lá em 2014, junto ao Centro Mineiro de Reciclagem, em programas e projetos com catadores e catadoras do estado de Minas Gerais.

Mas afinal, quem é a Dona Recicla¿ “Ela representa mulheres catadoras, empoderadas e batalhadoras a partir da reciclagem”, conta Marcio, o Dom Cata Tudo, que é o contador de histórias, aquele que valoriza o trabalho da Dona Recicla e de todos catadores e catadoras do Brasil. “Dom Cata Tudo é um ser mágico, que fala do poder da transformação da reciclagem na vida das pessoas”, resume Vesoli.

Retornando a Expo depois de 5 anos, o coletivo falou também sobre a importância da relação com as associações e entidades. “O diálogo é muito gostoso com o MNCR e ANCAT, e isso permite atividades que possam valorizar ainda mais o trabalho de todos”, disse Marcio, ao lembrar que o evento teve essa pausa e retornou em 2022. “A Expo permite matar a saudade dos amigos catadores, e é muito necessário esta reunião e valorização do trabalho das catadores e catadoras”, finalizou o Dom Cata Tudo.

“A arte é transformadora, e muda o olhar das pessoas em relação a reciclagem. Os personagens são importantes para levar a mensagem aos catadores do poder que eles possuem como agentes ambientais”, lembrou Raquel – Dona Recicla, destacando que a cada edição do evento, personagens diferentes e interessantes são identificados no meio dos colegas catadores.

Dom Cata Tudo e Dona Recicla, a arte de maneira transformadora do Coletivo Mundicá, levando informação e educação de forma leve e divertida a todos os catadores e catadoras do Brasil, presentes na Expocatadores 2022.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias