Notícias

Voltar para Notícias

Dia 19 de Agosto, Dia de Luta Latino-Americano da População em Situação de Rua. A data marca a reivindicação de direitos e cidadania das pessoas que estão em situação de rua.

Esta data ficou registrada em memória da morte de sete pessoas em 2004, na escadaria da Praça da Sé, em São Paulo. Durante todo o dia, uma série de atividade e intervenções culturais voltadas ao público em situação de vulnerabilidade social ocorreram na região central. Serviços diversos foram oferecidos aos visitantes, como assistência social, saúde bucal, corte de cabelo, emissão de documentos, entre outros.

 

O HUB da Cidadania também marcou presença (pelo segundo ano consecutivo), levando o trailer e atendimento personalizado a catadores e catadoras autônomos, que em sua maioria (cerca de 70%), fazem parte da população em trajetória de rua (vivem na rua, centros de acolhimento, abrigos sociais) na capital paulista.

“Um dia muito marcante para todo o movimento da população em situação de rua. Um dia de luta em defesa dessa população. Para a ANCAT, é uma oportunidade de somar a outros movimentos em defesa desta população, até porque muitos catadores e catadoras autônomos se encontram nesta situação de vulnerabilidade. Um evento importante para dar maior visibilidade a essas pessoas”, destacou Monica Silva, catadora e mobilizadora da ANCAT – Associação Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis.

Ao longo dia dia, a equipe de atendimento do HUB realizou diversos cadastros e distribuiu dezenas de kits aos catadores (o kit contém boné, par de luvas, sacola, colete sinalizador e garrafa plástica), essencial para o bom trabalho de catadores nas ruas de São Paulo.

“A gente está aqui para garantir o direito da população em situação de rua”, enfatizou Bia Clemente, assistente social do Chá do Padre, um dos parceiros na rede de apoio instituída pelo HUB da Cidadania. Semanalmente, o HUB se faz presente ao tradicional Chá do Padre, na região da Sé, levando atividades culturais e oficinas formativas voltada para catadores e profissionais da rede. “A parceria entre HUB e Chá do Padre vem ajudando muitas pessoas em situação de rua. Um trabalho humanizado dedicado especialmente a esse público em situação de vulnerabilidade”, disse Clemente.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias