Notícias

Voltar para Notícias

Em nova sede, ANCAT lança plataforma de ensino em parceria com Novelis e Fundação Dom Cabral

Na manhã desta quarta-feira (dia 30), a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) promoveu o lançamento da plataforma Pra>Frente Play – Se Liga, Recicla, em conjunto com a Novelis e a Fundação Dom Cabral. O evento foi realizado na nova sede da entidade, pré-inaugurada nesta data, com a presença de colaboradores, catadores, técnicos, cooperados, empresários e representantes do setor público.

A plataforma é voltada a capacitação de catadores autônomos e de cooperativas parceiras, que engloba aulas online sobre cooperativismo, destacando noções básicas de saúde e segurança, direitos e deveres, e possibilidades de parcerias de negócios na cadeia produtiva de materiais recicláveis. “Um lançamento importante para a categoria de catadores e catadoras, com parcerias importantes como a Novelli e a Fundação Dom Cabral. Esta plataforma visa inovar e crescer muito junto com a categoria, fortalecendo a cadeia da reciclagem. Importante destacar que os catadores se interessam por este tipo de apoio e isso só tende a melhorar a vida e o trabalho de todos eles”, disse Roberto Rocha, catador e presidente da ANCAT, durante o lançamento da Pra>Frente Play – Se Liga, Recicla.

A diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, Eunice Lima, agradeceu pela parceria institucional junto a ANCAT e Fundação Dom Cabral. “Uma plataforma inédita que visa aumentar a profissionalização das cooperativas e a melhoria da qualidade de vida dos cooperados e cooperadas”, disse Lima. “Temos um grande compromisso com a sustentabilidade e apoiar uma iniciativa como esta faz parte da estratégia da empresa no sentido social”, destacou.

De acordo com Vanja Abdallah Ferreira, diretora de Projetos de Educação Corporativa da Fundação Dom Cabral, “o nível de capacitação dos catadores é muito importante para melhorar o negócio e a qualidade de vida deles”, contou a executiva. “Será uma união muito importante (a plataforma) que vai gerar uma força, qualificação e educação para estas pessoas conquistarem ainda mais tudo o que eles precisam, mais dignidade, geração de renda e garantir o sustento de suas famílias e do próprio negócio”, afirmou Vanja.

Durante o lançamento da plataforma, uma breve apresentação da ferramenta foi exibida no telão aos convidados, que também puderam acompanhar de perto seu funcionamento na prática, especialmente testados pelos catadores e cooperados presentes no local, com auxílio dos técnicos da ANCAT. “Catadores e Catadoras não querem ser apenas uma simples mão de obra. Nós queremos e precisamos estudar e obter informações para avançar neste setor, onde já temos uma grande importância. Mas precisamos e podemos melhorar nossa forma de atividade e nossos ganhos, nossa vida. A plataforma vem para nos ajudar nisso”, disse Querliane Souza, representante da Cooper Bambi, organização localizada em Guarulhos, na grande São Paulo, e que, junto com outros catadores, conheceu a plataforma “Pra>Frente Se Liga Recicla” durante o evento.

Nova sede da ANCAT

Fruto de 23 anos de trabalho e muita dedicação, o novo espaço, também localizado no centro de São Paulo, é um sonho realizado e chega para ser um local de aprendizado, inspiração e colaboração. O local conta com escritórios, sala de reunião e um espaço reservado para aulas, debates, apresentações e treinamentos de catadores e catadoras de todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias